O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) realizou entre os dias 07 e 08 de maio o I Encontro de Gestores de Saúde Bucal da Bahia, em Salvador. Na ocasião, o coordenador Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, proferiu palestra sobre o Programa Brasil Sorridente.

Durante o evento, dois municípios foram convidados a apresentar suas experiências exitosas na área de Odontologia, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. Representado Vitória da Conquista, o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas/CEO, Marcílio Ferraz, apresentou o trabalho: “A Saúde Bucal em Vitória da Conquista”, que demonstrou o modelo de atendimento em Odontologia na Rede SUS no município, com consultórios nas Unidades de saúde, CEO, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e o serviço de anomalias congênitas (fissuras labiais e fenda palatina) do Hospital Municipal Esaú Matos.

Vitória da Conquista recebeu Menção Honrosa do CROBA pelos serviços prestados à comunidade no atendimento odontológico. O diploma é fruto dos avanços alcançados a partir de 1997, quando a prefeitura contava com apenas 08 cirurgiões dentistas; hoje são 62 profissionais; existiam apenas 04 auxiliares de saúde bucal; hoje são 53. Atualmente, a Rede SUS conta com 01 Unidade Móvel, 38 Unidades Básicas de Saúde e 01 Centro de Especialidades Odontológicas. Em 1998 foram realizados 48.735 atendimentos; em 2009, esse número saltou para 427.238, o que, por si só, revela o impacto positivo das políticas de saúde na vida das pessoas. As informações são da Secom/PMVC

Compartilhe