O telhado não chegou vir abaixo, mas somente pelo tamanho e peso da peça de madeira de sustentação da cobertura, também chamada de tesoura, que caiu, poderia ter provocado uma tragédia.

A queda da peça aconteceu por volta das 16h desta terça-feira (11), na Escola Municipal Urbis II, na região leste da cidade de Itamaraju. No momento a professora Jaqueline Santos de Oliveira lecionava inglês para 36 alunos na sala de 5ª série, quando de repente a peça despencou.

O pânico foi total e a primeira atitude da professora Jaqueline foi pedir ajuda para retirar todas as crianças da sala. Alguns alunos com ferimentos leves foram atendidos no próprio Posto de Saúde da Urbis II, bairro que fica às margens da rodovia BA-489, que liga Itamaraju ao Prado. “Fiquei em pânico quando percebi que a peça caiu praticamente em cima dos alunos. Foi Deus que nos protegeu, pois poderia ter acontecido algo pior”, relatou.

Três dos alunos feridos foram levados para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), pela diretora Zenilda Fernandes Mendonça e o secretário Alexandre Aparecido de Oliveira. Os nomes dos alunos, bem como suas idades, não foram revelados pela direção da escola.

Não é de agora que as escolas da rede municipal de ensino de Itamaraju estão precisando de reformas. Por várias vezes durante estes últimos anos o vereador Damião Fonseca Dias (PTB), vem denunciando a deficiência durante as sessões da Câmara Municipal. Até um colégio foi demolido pela gestão do ex-prefeito Dílson Santiago (PT), no Bairro Novo Prado, com a promessa que outro bem mais amplo seria construído no local.

Até hoje o projeto não saiu do papel e os alunos continuam estudando em galpões improvisados cobertos de telhas de amianto, o que contraria normas do Ministério da Educação (MEC).

A Secretaria de Educação de Itamaraju ainda não informou se vai determinar uma inspeção geral nas demais peças que seguram o telhado nas outras salas da escola.

Por Ronildo Brito e Lênio Cidreira/ Teixeira News

 
Compartilhe