Primeira paciente com um aneurisma operada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a senhora M. N. S. (40), saiu acordada do centro cirúrgico após ser submetida ao procedimento que durou 4h, recebendo alta 72h depois. Este foi o resultado positivo da primeira cirurgia de aneurisma de Vitória da Conquista, realizada semana passada, procedimento feito pelos neurocirurgiões Antônio Roberto Campos Junior e Gustavo Bilate Porto Souza.
A cirurgia durou quatro horas e, segundo Gustavo Bilate, “a paciente já saiu acordada no pós-operatório, sem déficit neurológico e foi encaminhada a UTI para tratamento intensivo e pós-operatório por 24h, tendo recebido alta 72h depois”. Segundo informações obtidas por familiares a paciente encontra-se bem, se alimentando adequadamente.

O procedimento só foi possível após a aquisição de material cirúrgico necessário a esse tipo de intervenção, disponibilidade de vaga em UTI e anestesista para a realização de cirurgia eletiva. Segundo Bilate, com a reestruturação dos serviços clínicos UTI, anestesiologia e também de infra-estrutura da unidade como serviços de fisioterapia, enfermagem e fonoaudiologia, o HGVC estará capacitado para realização de outras intervenções desta natureza de acordo com cada caso clínico/cirúrgico.

Segundo Gerardo Junior, diretor da unidade, esta é mais uma conquista para a população, graças ao empenho do governo do estado, via Secretaria da Saúde, que tem dado todo o suporte necessário à realização de procedimentos desta natureza. “Isto significa mais facilidade na vida do usuário, que recebe em seu próprio município o tratamento, facilitando inclusive sua total recuperação”, avaliou.

SECOM/PMVC

Compartilhe