Adriano Villela

 O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, estará presente no 16° Congresso do partido, na Bahia, quando acontecerá o lançamento oficial da pré-candidatura à reeleição do governador Jaques Wagner. No encontro, marcado para o próximo fim de semana, serão debatidas ainda a tática eleitoral e a política de alianças para as próximas eleições. A expectativa é que estejam presentes 350 delegados – escolhidos durante o processo eleitoral da executiva, no ano passado.

 Convidada, a pré-candidata a presidente, Dilma Rousseff, ainda não confirmou presença. A prioridade dos petistas baianos é garantir a presença da ex-ministra nas convenções. A lista final dos convidados do PT nacional deverá ser fechada amanhã, em viagem ao Distrito Federal do presidente do diretório estadual, Jonas Paulo.

 No sábado, a programação do Congresso prevê reuniões a portas fechadas, das 9h às 18 horas, para o debate das propostas de tática eleitoral e política de alianças formuladas pela executiva. No domingo haverá a reunião plenária, das 9h às 14h, que votará os três itens da pauta.

 Esta sessão será aberta ao público. Simbolizará, também, o marco inicial da caminhada visando a recondução de Wagner. “O partido está maduro e consciente de suas responsabilidades históricas com o Brasil e a Bahia e por isso age de forma unitária em sintonia com sua direção estadual e nacional”, avalia Jonas Paulo.

 Nos corredores da política baiana, a conversa é de que o nome que vai concorrer ao Senado será anunciado no sábado, no Hotel Fiesta. Com as dificuldades enfrentadas para a realização de uma prévia – envolvendo 415 municípios e 75 mil filiados –, o encontro, no dia 16, serviria como uma votação que homologaria o nome premiado que, pelas estimativas internas do partido, seria do deputado federal Walter Pinheiro. O presidente Jonas Paulo rechaça esta alternativa.  Do Tribuna da Bahia

Compartilhe