No primeiro dia do mutirão pela legalização do empreendedor individual em Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia com mais de 300 mil habitantes, o escritório regional do Sebrae, na rua Sete de Setembro, esteve bastante movimentado e atendeu cerca de 40 pessoas como dona Elenilza Moreira Amaral, do bairro Kadiza, que depois de alguns minutos saiu com seu cadastro pronto como empresária do ramo de confecções.

Assim como dona Elenilza, o morador no bairro Jurema, o sr. Alex Ferreira Lima também aderiu à mobilização e fez seu registro como trabalhador autônomo na área do artesanato. Além do escritório do Sebrae, o empreendedor individual também foi atendido nos pontos do Banco do Brasil, na praça Barão do Rio Branco e na Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADRT), na avenida Bartolomeu de Gusmão.

Como em Conquista, a mobilização com a distribuição de panfletos, cartazes, carros de som e propaganda na mídia prossegue até o próximo dia 15 em toda região sudoeste nas cidades de Itapetinga, Ipiaú, Brumado, Jequié e Guanambi, contando com acompanhamento de contadores para tirar as dúvidas dos interessados em se legalizar. De acordo com o Sindicato dos Contadores de Conquista, o movimento superou todas as expectativas.

Satisfeita com os benefícios

A nova empresária formalizada Elenilza Moreira já atua há seis anos comercializando confecções femininas no bairro do Kadija.. Ela deixou o escritório do Sebrae satisfeita com o atendimento, dizendo que a partir dali já se sentia legalizada, com direito aos benefícios da Previdência Social; ter nota fiscal de suas mercadorias; e poder contar com crédito bancário como pessoa jurídica.

Alex Ferreira está iniciando agora sua atividade na venda de produtos artesanais e resolveu como autônomo se cadastrar depois de ter sido orientado por um contador. A propaganda do carro de som estimulou também seu Alex a procurar o escritório do Sebrae logo no primeiro dia, afirmando que quer começar seu trabalho dentro da lei.

O entregador de gás de cozinha, Fábio Farias Ferreira, de 40 anos, residente no bairro Urbis, 5, Caminho 11 – Casa 6, teve a indicação de seus colegas e logo cedo já estava no Sebrae para se formalizar. Disse que as empresas estavam exigindo nota fiscal de sua empresa

Há oito anos na atividade, na avenida Juracy Magalhães, Fábio Farias contou as dificuldades que vinha enfrentando no seu ramo como informal e não quis mais adiar seu cadastramento para outro dia. “As empresas hoje só querem vender para quem tem CNPJ e agora já posso trabalhar sossegado”.

Ele tem um automóvel que faz a distribuição de botijões e pretende ampliar seus serviços já que conta com nota fiscal e outros benefícios concedidos pela lei.

O Sindicato dos Contadores de Vitória da Conquista é um dos parceiros do Sebrae ao lado das prefeituras municipais, Câmaras de Dirigentes Lojistas, associações comerciais e os bancos do Brasil e do Nordeste. O presidente do Sindicato, Amauri Soares está participando do mutirão e falou da relevância da parceria, uma vez que a classe dos contadores foi chamada pelo governo federal a se engajar nessa forma de inclusão social.

Informou que todos os escritórios de contabilidade que estão inscritos no Simples Nacional vão prestar serviços gratuitamente de registro dos empreendedores individuais.

Em Conquista 32 contadores são optantes do Simples Nacional e estão apoiando a iniciativa de forma gratuita, mas Amauri adiantou que existem outros profissionais atuando na cidade de forma voluntária. Afirmou que o primeiro dia de mobilização em Conquista superou as expectativas, lembrando que a Bahia pretende formalizar 70 mil empreendedores e já existem 13 mil.

Somente hoje, segundo ele, o número de 30 a 40 inscrições ultrapassou o de outros dias desde quando se iniciou a formalização em fevereiro. O setor de serviços (salão de beleza, confecções, verdureiros, feirantes em geral) até o momento é o maior destaque em termos de legalização do empreendedor individual em Vitória da Conquista. Informações do Blog do Paulo Nunes

Compartilhe