O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, anunciou ontem que o órgão decidiu abrir procedimento preliminar para apurar se o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, agiu de forma irregular ao manter ligação com o chinês Li Kwok Kwen. Conhecido como Paulo Li, ele é acusado de contrabando pelo Ministério Público Federal.
“A comissão resolveu instaurar procedimento preliminar de apuração. Concedemos à autoridade [Tuma Júnior] cinco dias para prestar os esclarecimentos que entenda devidos”, disse Pertence.
O órgão também requisitou à Polícia Federal e à 3ª Vara de Justiça do Estado de São Paulo informações sobre a investigação. O prazo de cinco dias começa a contar a partir do momento em que a comissão entrega a notificação a Tuma Jr.. Pertence não informou quando o documento será enviado ao secretário. A resposta deve ser feita por escrito.
A partir das respostas de Tuma Jr., a comissão decidirá se abrirá ou não processo disciplinar contra o secretário. Do Tribuna da Bahia
