“Pochete ainda é o anticoncepcional mais eficaz, diz OMS”, “Movimento das Sem-Teta pede Bolsa Silicone”, “Homem de seis dedos quer doar um a Lula”. Todos estes títulos bizarros são criações do Sensacionalista, um site de humor brasileiro especializado em inventar histórias engraçadas. Seu slogan diz “Um jornal isento de verdade”. Ou seja, não é um site para se levar a sério, correto?

 

Reprodução do blog Gizmodo

 Nem tanto. Na madrugada de hoje, o Gizmodo, um dos maiores blogs do mundo, acabou comprando a história publicada pelo Sensacionalista três dias atrás. O título já era algo difícil de acreditar: “Mulher engravidou vendo filme pornô 3D”. Basicamente, a “notícia” conta a história de um soldado americano traído, que aceitou a explicação estapafúrdia de sua mulher sobre o fato de ela ter concebido um filho mulato. (não haveria problema algum se não fosse o fato de o casal ser branco). Ela justificou ter engravidado após assistir a um filme pornô em 3D e ter tido “contato” com um ator negro.

 No dia em que foi publicada, a história começou a circular pelo Twitter e logo começou a aparecer em diversos sites brasileiros como uma notícia verdadeira. O boca-a-boca virtual cruzou o Atlântico e nossos amigos portugueses (ó a piada pronta) do jornal I deram a notícia no site deles, que foi retificada depois de um tempo, dizendo que o Sensacionalista era um site especializado em publicar notícias falsas. “O site não tem o objetivo de espalhar boato. É um site de humor, que tem notícias engraçadas”, diz Otileno Junior, um dos autores do Sensacionalista.

 Já traduzida para o inglês, a notícia chegou ao poderoso Gizmodo. O blog então recebeu um comentário de um leitor, explicando que o Sensacionalista era um blog de humor. Riscou a notícia e explicou que era uma história inventada.

Ponto para o humor brasileiro, pregando peças em jornalistas desde mil oitocentos e guaraná com rolha. Revista Época

Compartilhe