Mayra Siqueira Globo Esporte/ São Paulo

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (LOC) iniciou nesta quarta-feira, pelo Morumbi, sua série de vistorias aos estádios que irão receber o Mundial no Brasil. Mas a resposta do representante Carlos de La Corte, consultor e doutor em arquitetura esportiva, sobre a situação do campo do São Paulo ainda não foi divulgada.
De La Corte, acompanhado de sua equipe, composta por Thiago Peelakauskas e Fabio Carvalho, além dos comissários representantes do São Paulo, Adalberto Batista (diretor de marketing do clube) e José Francisco Manssur (representando o comitê de São Paulo), realizou a visita pelas dependências do Morumbi por cerca de uma hora e meia.

Mayra Siqueira/GLOBOESPORTE.COM

Equipe do Comitê Organizador faz vistoria no Morumbi, primeiro estádio visitado

O representante não se pronunciou nesta quarta, após a visita. Pediu desculpas, alegando ter outro compromisso, e afirmou que é recomendado pela Fifa para não se pronunciar a não ser através de comunicados especiais.

– Foram apresentadas as obras de infraestrutura que o São Paulo iniciou em fevereiro de 2008, como de saneamento, troca de cadeiras no padrão Fifa, novos espaços de camarotes, entre outros. Nós não temos noção das conclusões que ele (De La Corte) fez, não temos acesso, agora isso irá tramitar na Fifa. Notamos que ele fez uma visita cuidadosa, como ele sempre faz. Ele tem um cuidado técnico muito acurado e nossas interlocuções com ele são sempre muito positivas. Ele é muito detalhista, anotou, tirou fotos – afirmou Manssur, representando o São Paulo. 

Na segunda, o prazo estabelecido para o início das obras de construção dos estádios nas 12 cidades sedes se esgotou e em apenas metade delas o trabalho foi iniciado, o que fez com que o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticasse os preparativos no Brasil. Manssur admitiu que o Morumbi não está livre da bronca, apesar de já ter dado início às suas reformas.

– Fomos comunicados da visita pelo site da CBF, não temos como saber se foi pela pressão ou algum comentário que foi feito. Na medida em que o São Paulo e a sua cadidatura fazem parte, vale também para nós. Mas com relação ao início das obras, estamos tranquilos, o cronograma está absolutamente organizado para ser entregue no prazo – afirmou.

Projeto para abertura da Copa de 2014 ainda está de pé

O representante também assegurou que o Morumbi continuará tentando receber a autorização para sediar o jogo de abertura do Mundial do Brasil.

– O São Paulo, desde o início deste processo pretendeu e continua pretendendo fazer a abertura da Copa do Mundo de 2014. Apresentamos o projeto de reforma no dia 15 de abril e temos a máxima confiança de que ele nos habilita a receber a abertura. Vamos orçar esse processo assim que recebermos a resposta deles. Dar uma previsão de custo ainda é irresponsável. O nosso projeto é feito de uma forma modular, para que o estádio nunca fique completamente fechado. Quando precisar disso, será feito fora das temporadas do futebol – assegurou.

O período de visitas do Comitê se encerrará no dia 20 de maio, em Salvador. Veja a programação de visitas do LOC:
5 de maio – São Paulo
6 de maio – Porto Alegre
7 de maio – Curitiba
10 de maio – Belo Horizonte e Rio de Janeiro
11 de maio – Brasília
12 de maio – Manaus
13 de maio – Cuiabá
17 de maio – Fortaleza
18 de maio – Natal
19 de maio – Recife
20 de maio – Salvador

Compartilhe