O deputado João Carlos Bacelar (PTN) está preocupado com a incidência de meningite meningocócica no Santa Cruz (Nordeste de Amaralina), onde três pessoas morreram e uma está internada no isolamento do Hospital Couto Maia e não foi apresentada pela Secretaria de Saúde (Sesab).
Entende-se como surto epidemiológico, segundo o Ministério da Saúde, a ocorrência de três casos ou mais da doença, num local delimitado, num curto espaço de tempo.
”No Alto de Santa Cruz existem hoje, confirmados, quatro casos de meningite meningigócica. Três vítimas já morreram: Herivelton Conceição da Silva, 43 anos, residente na rua Hélio Lacerda; Luana Santos Rocha, 11 anos, residente na rua Professor Luis Pinto; Carla Pereira Andrade, 13 anos, residente na rua Bela Esperança. O jovem Treidson Santos Silva, 11 anos, morador da rua 18 de Março, está internado na área de isolamento do Hospital Couto Maia, cuja conformação da meningite foi feita na última quarta-feira”.

”O que a Sesab está esperando para tomar alguma atitude? Quantos mais vão precisar morrer ou ser acometido pela meningite? É porque a doença está atingindo morador de periferia? Já não basta o programa Bala para Todos, agora também vamos ter o Meningite para Todos?”, questionou Bacelar.

O deputado destacou que, no estado já são 56 casos – 20 dos quais em Salvador -, 100% a mais do que o ano passado.

”E só vemos o discurso de que ainda não existe surto nem epidemia de meningite. São pessoas doentes, morrendo por falta de medidas sanitárias para conter o avanço da doença”.

”E a dose da vacina – porque a Bahia, depois que exigimos, só garante vacinação para crianças de até cinco anos e vemos que os mortos pela meningite estão fora da faixa de cobertura vacinal, principalmente dos 10 aos 15 anos. Precisamos que a vacinação chegue até o adolescente”, enfatizou Bacelar.

O parlamentar anunciou que a comunidade do Nordeste de Amaralina virá à Assembléia, dia 11, às 11h, protestar na Comissão de Saúde pela falta de ação da Sesab.

”A comunidade já interditou a Avenida ACM, na Chapada do Rio Vermelho, em sinal de protesto, a fim de chamar atenção das autoridades, mas a Sesab continua insensível. Agora, vêm a Assembléia porque as pessoas estão com medo. E tem razão. Qualquer febrezinha agora é motivo para pânico, porque o Estado não está fazendo nada, nem orientando as pessoas sobre a meningite”.

”Todos sabem que os familiares das vítimas foram imunizadas com a vacina, mas e os vizinhos? E as crianças que brincavam com essas crianças que morreram? Que orientação foi passada a essas famílias? São famílias que não tem R$100 para pagar pela vacina nos postos particulares”, concluiu o parlamentar.

Clique no player abaixo e ouça o pronunciamento do deputado na íntegra.

 
 
Compartilhe