Nelson Rocha

 Com baiana em traje típico distribuindo fitas do Senhor do Bonfim e um estande oferecendo material de divulgação dos destinos da Boa Terra, a Bahia foi um dos principais destaques da 19ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), espécie de bolsa de negócios do setor, que aconteceu entre os dias 29 e 1° de maio em Porto de Galinhas, Pernambuco. O evento reuniu 500 operadores internacionais, 650 fornecedores do mercado nacional, além de 100 jornalistas do Brasil e exterior.

 Na oportunidade, ocorreu o lançamento da campanha publicitária que durante os próximos 60 dias unirá os nove estados do Nordeste na promoção do Turismo da região. 

 A Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) liberou R$ 5,2 milhões para esta ação, que também beneficia a Bahia, o  estado da região preferido dos brasileiros e um dos mais visitados do país por turistas estrangeiros. A expectativa é que a divulgação conjunta dos estados nordestinos funcione como vitrine de toda a região no mercado internacional.  

“A gente espera, em nível internacional, pelo menos um incremento em torno de 15%. Através da BNTM 2010, e com a captação de voos, isto aí triplica”, comemorou Emília Silva, presidente da Bahiatursa presente ao evento que atraiu hoteleiros, agentes de viagens, empresas aéreas e outros prestadores de serviços do setor, organizado pela Fundação de Turismo Integrado do Nordeste CTI/NE, em parceria com o Ministério do Turismo/Embratur e o Governo de Pernambuco por meio das secretarias de Turismo do Estado e do município de Ipojuca, além do apoio da Infraero, Sebrae e das companhias aéreas TAM, TAP, Gol/Varig e American Airlines.

“Esta é a bolsa de Turismo mais importante do Brasil. A BNTM consegue trazer compradores de turismo dos quatro cantos do mundo que são pessoas multiplicadoras e que efetivamente fazem o turismo acontecer, pois preparam os pacotes para os futuros visitantes. A BNTM tem uma importância vital hoje para o turismo do Nordeste e nacional.

A Bahia se apresenta de forma institucional no nosso estande, fazendo atendimento a todo o corpo de operadores e companhias aéreas. A expectativa da realização de bons negócios se confirma inclusive de operadores que querem implantar novos voos charters para a Bahia.

Participamos, inclusive, do lançamento de um novo produto que é o roteiro integrado Rio-Bahia-Amazonas, três estados que se uniram  voltados para o mercado internacional”, declarou na oportunidade Emília Silva, momentos antes de participar de uma entrevista coletiva que reuniu as principais autoridades do setor, entre as quais o governador de Pernambuco Eduardo Campos.
            
A Embratur anunciou durante o evento que, no total, disponibilizará R$ 12 milhões para complementar a Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no exterior em 2010. Estão programadas inserções em revistas dirigidas ao trade e aos consumidores finais, divulgação de imagens dos destinos nordestinos em ônibus e outdoors e exibição de vídeo de 15 minutos em mais de 5.400 voos  da TAP, sempre contemplando todos os estados da região. Também foi lançado o plano de divulgação dos destinos turísticos do Nordeste em mercados estratégicos do Sudeste, orçado em R$ 8 milhões.  

US$ 225 milhões de negócios em 2009

Em 2009, o volume de negócios gerados pela BNTM foi de US$ 225 milhões. “A expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 240 milhões em negócios fechados, o que representa um aumento de 15%”, revelou Bismark Maia, secretário de Turismo do Ceará e presidente da CTI-NE).  “A BNTM é uma feira que nos oportuniza conversar com vários operadores do mundo inteiro e tentar ativar negócios. É uma porta aberta para os estados do país no exterior.

O empreendedor que vem aqui chega com a vontade explícita de comprar no Brasil. Nós cuidamos de especificar que somos o berço do Brasil e que a Bahia tem uma multiplicidade de fatores motivadores que nos diferenciam dos outros estados. Por isso é muito fácil vender a Bahia”, pontuou a empresária Avani Duran, diretora-presidente da LR Turismo de Salvador, também presente a evento.

“A Bahia pra nós é um grande destino. Temos voos diários de Lisboa para Salvador e conexões a partir de 35 cidades da Europa com este vôo. Estamos trazendo operadores alemães para a BNTM e a Bahia hoje o europeu realmente gosta de visitar. Os outros destinos do Nordeste precisam fazer mais divulgação, porque a Bahia já faz muito bem isto para vender o seu produto. O estado tem tudo para todo o mundo”, observou na oportunidade Frank Zehle, executivo da TAP na Alemanha.

Na edição em que a bolsa internacional de Turismo completou a sua maioridade, 19 anos, e que contou com a presença das principais autoridades da região nordestina,  o soteropolitano Virgínio Loureiro, ex-chefe do setor de Marketing Internacional da Secretaria de Turismo da Bahia e ex-secretário de Turismo de Alagoas, recentemente falecido, foi o grande homenageado do encontro, em reconhecimento ao seu trabalho em prol do turismo nordestino. A 20ª edição da BNTM acontecerá no próximo ano em Natal, capital do Rio Grande do Norte.   

Do Tribuna da Bahia 

Compartilhe