Policiais da DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) prenderam na tarde desta segunda-feira um homem que se passava por fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego. Ele tentou extorquir um comerciante exigindo exigindo R$ 5 mil em dinheiro e, posteriormente, R$ 2,5 mil para anular um falso auto de infração.

Hiran Pereira Mira, 55, se apresentou ao comerciante, que tem uma barraca de frutas no Morumbi (zona oeste de SP), como Rubens de Souza Brittos e portava documentos falsos do ministério, de identificação, além de formulários de notificação.

Segundo o delegado divisionário da Divisão de Infrações contra o Consumidor, Paulo Roberto Robles, Mira já tem duas passagens por falsificação de documentos. “Ele procurou o comerciante na sexta-feira [30], alegou que o comércio era totalmente irregular e que iria lacrar o estabelecimento. O comerciante marcou o pagamento para hoje e nos procurou. O falso fiscal foi preso em flagrante”, disse Robles.

Mira será indiciado por uso de documentos falsos, extorsão e usurpação de função pública, crimes inafiançáveis. “Ele confessou o crime e alegou que comprou os documentos na praça da Sé. Acreditamos que ele usava esse golpe há algum tempo. Vamos procurou outras vítimas dele”, afirmou o delegado. Da Folha

Compartilhe