Aretha Martins, iG São Paulo

A Cimed/Florianópolis confirmou o seu favoritismo e é tetracampeã da Superliga masculina, na sua quinta final consecutiva. Na decisão na manhã deste sábado, no ginásio do Ibirrapuera, em São Paulo, a equipe catarinense venceu o Bonsucesso/Montes Claros na final da Superliga masculina 2009/2010 por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 31/29). Com o título, eles igualam o recorde do Vivo/Minas, outra equipe com quatro troféus.

A Cimed entrou em quadra apontada como favorita pela melhor campanha na fase classificatória. Nos playoffs, passou pelo Fátima/Medquímica/UCS/SPFC e Pinheiros/Sky. Na final, pesou o conjunto do time catarinense mais uma vez. Sem nenhum jogador na liderança individual das estatísticas da competição, a Cimed não tem “um cara”. “O cara da Cimed é o grupo todo”, definiu Bob.

Estatísticas comprovam essa afirmação: o maior pontuador da equipe catarinense, Thiago Alves, fez treze pontos, acompanhado de perto por Renato, com doze, e Bob, com 11. No entanto, ambos foram superados por Lorena, do time adversário, que marcou quinze pontos.

O que pesou também foram os erros do adversário. O Bonsucesso/Montes Claros se apoiou em Lorena, recordista de pontos em uma edição da Superliga, mas o oposto estava bem marcado. Aproveitando-se dos erros do rival, que entregou 28 pontos de graça, e usando os contra-ataques como arma, a Cimed segurou a partida e venceu. Além disso, os tetracampeões pouco vacilaram: cederam apenas 20 pontos por erros próprios.

O Bonsucesso/Montes Claros buscava “copiar” a história da Cimed. O time mineiro foi criado em julho de 2009 e, na primeira temporada, chegou à decisão da Superliga. O mesmo havia acontecido com a Cimed, em 2005/2006, quando os catarinenses venceram a competição no ano de estréia, batendo o Minas na decisão.

Torcida
O ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, era campo neutro para as duas equipes, estava lotado nesta manhã. O Montes Claros, dono do recorde de público na competição jogando em casa, contou com uma torcida barulhenta no começo da partida. Depois, com a vitória dos catarinenses, os fãs da Cimed passaram a fazer mais barulho, principalmente depois da vitória no primeiro set.

No final do jogo,  Bob, oposto da Cimed, já batia palma em quadra no ritmo dos fãs. A torcida mineira reascendeu na virada no 28 a 29 no terceiro set, mas a festa era mesmo do time de Santa Catarina.  

Mesmo com a derrota, a torcida de Montes Claros reconheceu o seu maior ídolo. Fabrício Dias, o Lorena, conquistou fãs nesta temporada como o homem de decisão da equipe e, apesar dos erros da final, deixou a quadra sob os gritos “Ão, ão, ão, Lorena é seleção”.

O jogo (Veja como foi ponto a ponto)
Cimed e Bonsucesso/Montes Claros haviam apostado no saque como arma para a final, mas a partida começou com alguns erros no serviço forçado e belas defesas. O bloqueio mineiro marcou os ataques de Thiago Alves e o time abriu 4 a 1 no placar. Na sequência, o placar ficou em 7 a 3 depois de um longo rali e o erro de Bob. A Cimed buscou o empate armando contra-ataques e chegou ao 9 a 9 com Thiago Alves. O jogo seguiu equilibrado e a equipe catarinense foi para o tempo com 16 a 15, no erro de ataque de Lorena. No final da parcial, foi a vez da Cimed abrir, na passagem de Bob pelo saque e aproveitando dos erros de finalização dos mineiros, e marcar 23 a 19. A Cimed fechou em 25 a 22 no erro de saque de Piá, depois de 30 minutos.

No segundo set, o confronto começou tenso, com reclamações do Montes Claros com a marcação da arbitragem. A Cimed saiu na frente com uma série de bloqueios e um ace de Lucão, marcando 4 a 0 e fazendo 8 a 5 no primeiro tempo. O Bonsucesso/Montes Claros tentou reagir usando os ataques de Acácio pelo meio e o saque de Piá, mas a Cimed conseguia recuperar a vantagem.  Os mineiros encostaram no 15 a 14 com um ace de Diogo e um bloqueio, mas, logo depois, a Cimed usou os contra-ataques e abriu no placar, em 21 a 17. Eles seguraram o placar e fecharam em 25 a 20 com ataque de Renato, em 27 minutos.

A terceira parcial começou com Bonsucesso/Montes Claros na frente. Entretanto, logo a Cimed virou em um bloqueio duplo para cima de Lorena, fez 6 a 5 e chegou ao tempo com 8 a 7 no placar. Do outro lado, a equipe de Montes Claros acreditava na partida e virou no 15 a 14, com ace de Piá, chegando ao tempo com 16 a 15. Porém, a Cimed empatou em 18 a 18 com um ponto de bloqueio. O jogo seguiu equilibrado até o final e, depois da igualdade em 24 a 24, os times abusaram dos erros de saque. As equipes variaram na liderança e a Cimed fechou no ponto de bloqueio de Bob, em 31 a 29.  

AE
 
Compartilhe