SÃO PAULO – A revista”Time”esclareceu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está entre os 25 líderes mais influentes do mundo em 2010. Inicialmente, a imprensa chegou a noticiar que Lula seria o líder mais influente, uma vez que seu nome aparecia ao lado do número um em uma lista composta por 25 pessoas, que não estava em ordem alfabética.

Além disso, a reportagem no site da revista começava com um perfil do presidente brasileiro escrito pelo cineasta Michael Moore.

No entanto, o setor de relações Públicas da”Time”explicou que não há um ranking, pois a revista não faz distinção entre a influência de cada uma das 100 pessoas que aparecem na lista, que é dividida entre quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores. De acordo com a revista, a escolha de Lula para o número um ocorreu por razões editoriais.

Sem saber disso, o ex-governador paulista José Serra, pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, elogiou a indicação por meio da rede de microblogs Twitter.”Parabéns ao presidente Lula, escolhido líder do ano pela revista americana Time”, escreveu Serra.

Depois de descobrir a verdade, o tucano se corrigiu.”Não é um ranking. O presidente Lula é um dos 25 líderes da revista Time. Bom do mesmo jeito para o Brasil”.

Coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel também destacou no Twitter a nomeação do presidente.”Mais um gol de placa!! Agora é elegermos Dilma pra continuar!!!”, afirmou.

Encarregado pela revista de traçar um perfil do presidente brasileiro, Moore disse que Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve.

No texto, o cineasta ainda recordou os motivos que levaram Lula a ingressar na vida política.”Foi quando, aos 25 anos, ele viu Maria, sua mulher, morrer aos oito meses de gravidez, junto com a criança, porque eles não podiam pagar atendimento médico decente”, lembrou.

“Existe uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem bom atendimento médico e eles vão causar menos problemas para vocês”, acrescentou o cineasta. Segundo ele, os Estados Unidos têm muito a aprender com Lula, pois, na avaliação de Moore, estariam cada vez mais parecido com um país de Terceiro Mundo.

(Fernando Taquari | Valor) O Globo

Compartilhe