Agência Brasil

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta segunda-feira que as pessoas devem fazer sexo para prevenir problemas de hipertensão. A recomendação foi feita durante a cerimônia de lançamento da campanha nacional de prevenção à hipertensão arterial.

“Dancem, façam sexo, mantenham o peso, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial”, afirmou Temporão. Segundo ele, “fazer atividade física regular significa também fazer sexo, com proteção sempre, claro.”

Durante o evento, um levantamento sobre os brasileiros que possuem hipertensão foi divulgado. De acordo com a pesquisa, 24,4% da população do Brasil possui a doença. O índice é 2,9% maior do que o revelado em 2006.

Aproximadamente 54 mil entrevistas foram feitas por telefone para a chegar aos dados do estudo, que considerou alta a pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. Entre os Estados que possuem maior número de hipertensos, o Rio de janeiro ficou com o primeiro lugar (28%), seguido por São Paulo (26,5%).

Grupos de risco

O levantamento mostrou ainda que os idosos são o grupo mais atingido pela doença, com 63,2% de pessoas como problema. As mulheres também estão entre as mais hipertensas – 27,2% contra 21,2% dos homens.

Outro dado observado é que quanto menos a escolaridade, maiores são os casos diagnosticados. Adultos com mais de dez anos de estudo possuem quase metade de pessoas entre os hipertensos, em relação aos que têm até oito anos de estudo.

Redação: Bárbara Forte

E-band

Compartilhe