Na quarta feira (28) os docentes paralisarão as atividades pela segunda vez este ano

PARALISA__O_518130473.jpgA Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) promoverá nesta semana o seminário “Sociedade e Violência: as múltiplas faces” e a segunda paralisação dos professores da Uesb com o objetivo de pressionar o governo a receber o Movimento Docente.

Na terça-feira, 27, às 9h no Auditório II do Módulo Luizão, será realizada a primeira edição neste ano do “Adusb Debate” com o intuito de avaliar criticamente a atual realidade encarada pela sociedade conquistense, ampliar a reflexão sobre o assunto, bem como a crescente insegurança nos Campus da Uesb, a exemplo do que já foi registrado, como o depredamento de carros no estacionamento da instituição e assaltos em Vitória da Conquista.

A mesa de debate será composta por professores da instituição que também são membros de grupos de pesquisa que discutem a violência na cidade, Comando do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), representantes da Sociedade Civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional de Vitória da Conquista e a Pastoral Carcerária.

No dia seguinte, os docentes paralisarão as atividades pela segunda vez este ano e farão um Ato Público, às 9h, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O motivo desta vez é o silêncio do governo que não abre o dialogo para negociar a Incorporação Integral das Condições Especiais de Trabalho (CET), reivindicada na Campanha Salarial em curso desde novembro de 2009.

Hoje os professores universitários têm perdas salariais acumuladas em 58,25% comparando-se ao Índice de Custo de Vida (ICV) das duas últimas décadas, segundo dados apresentados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Desta forma, o MD aposta na incorporação da CET como resposta à política do Governo Wagner que paga aos professores universitários um dos piores salários do Nordeste. Atualmente os docentes da Bahia recebem melhor apenas do que do Maranhão, que neste momento encontram-se também em Campanha Salarial.

ASCOM/ADUSB

Compartilhe