EFE

TEERÃ – A Guarda Revolucionária iraniana lançou hoje cinco mísseis terra-mar e terra-terra dentro das manobras militares que desde quinta-feira realiza em águas do Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, anunciou hoje a televisão oficial.

Sem fornecer detalhes, os militares se limitaram a ressaltar que os projéteis foram lançados “com sucesso” e de forma simultânea.

O almirante do corpo de elite das Forças Armadas iranianas, Morteza Saffari, explicou ontem que os mísseis são uma “versão melhorada” da chamada classe “Nasser”.

De acordo com suas palavras, trata-se de um míssil de cruzeiro de curto alcance capaz de ser lançado a partir de bases em terra e também de embarcação bélica.

“Especialistas em defesa (iranianos) melhoraram o poderio e o grau de alcance destes mísseis, e seremos testemunhas de sua efetividade durante a próxima fase das manobras”, ressaltou Saffari, citado pela agência de notícias local “Fars”.

Forças navais, terrestres e aéreas da Guarda Revolucionária iniciaram na quinta-feira uma série de manobras militares no Estreito de Ormuz, uma das principais vias de passagem de petróleo e gás do mundo.

Conforme o general Hussein Salami, o objetivo dos exercícios é demonstrar a influência regional do país na área em qual transita por ano um quinto do comércio mundial de energias fósseis.

Estas são as quartas manobras militares realizadas pela Guarda Revolucionária nos últimos nove meses em meio à escalada da tensão entre a comunidade internacional e o Irã por causa de seu controvertido programa de energia nuclear.

A Guarda atua como força ideológica e financiadora do regime iraniano.

Os Estados Unidos e as principais potências da União Europeia, além de outros países, acusam o regime dos aiatolás de esconder, sob seu programa civil, outro de natureza clandestina e ambições bélicas, com objetivo de adquirir um arsenal atômico, alegação que Teerã nega.

Do Estadão

Compartilhe