LAOS – A agência International Christian Concern (ICC) foi informada de que Viengkham, um líder de igreja não registrada de 29 anos, está sendo mantido na prisão do distrito de Luang Namtha, no norte do Laos, sem nenhuma queixa formal contra ele.
Ele está preso desde setembro de 2009, e não há previsão de julgamento. “Tememos pela vida de Viengkham, pois ele é visto como um líder influente entre o povo Laen Taen. O governo teme que eles se convertam em grande número”, disse um líder local.
Viengkham estava viajando com dois jovens de seu vilarejo para Luang Pabang, Laos. A polícia abordou o ônibus e prendeu os três cristãos, acusando Viengkham de tráfico humano. Os dois jovens puderam retornar para o vilarejo, mas Viengkham foi levado para a prisão.

Duas semanas antes dessa prisão, a polícia foi até a igreja de Viengkham e registrou os nomes de todos que estavam presentes. Na época, Viengkham afirmou que estava preparado para ser preso. “Eu quero estar pronto para sofrer. Se eu fugir, os outros cristãos ficarão com medo e não crerão mais.”

Viengkham é líder de uma igreja para o povo Lanten, conhecidos por vícios em drogas e espiritualismo.
Tradução: Missão Portas Abertas

Compartilhe