Durante esta semana, entre 13 e 16 de abril, alunos de cinco escolas da Rede Municipal de Vitória da Conquista terão acesso a filmes que tratam da temática indígena. É o projeto “Abril Indígena”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) por meio do Núcleo da Diversidade. A ação tem a parceria do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; do Projeto Cine-Cidadão, da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Pedagógico/Uesb e do Serviço Social do Comércio (Sesc).
A proposta é parte integrante do projeto “Tecendo Fios de Memória” e pretende exibir os filmes a alunos desde a Educação Infantil até as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando ainda por todo o Ensino Fundamental rural e urbano, ciclos e escolas quilombolas. Além das exibições, o projeto propõe discussões sobre a imagem do índio no livro didático e em outros artefatos culturais, brincadeiras, jogos indígenas, práticas medicinais indígenas, exposição de pinturas, etc.

Entre os dias 13 e 16, o “Abril Indígena” estará nas seguintes unidades escolares municipais: Creche Casa Coletiva, Escola Municipal Iara Cairo, Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (CAIC).

EDUCADORES QUILOMBOLAS – Nesta sexta-feira, 16, será realizado o 1º Encontro de Educadores Quilombolas, às 8h, no Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (IBPEX), ocasião em que o Núcleo da Diversidade apresentará a proposta “Revisitando a Cultura Indígena no Contexto das Comunidades Quilombolas”. Também nessa oportunidade será discutida a agenda de exibições de filmes sobre a cultura indígena nessas comunidades.
SECOM/PMVC

Compartilhe