O Corinthians é a primeira equipe brasileira garantida nas oitavas de final da Libertadores. Nesta quarta-feira, o Timão derrotou o Rancing por 2 a 0, fora de casa, e não poderá ser alcançado pelos adversários do Grupo 1 na liderança.

 O resultado veio graças a boa atuação de Dentinho, que abriu o marcador. Com Ronaldo apagado, ele foi a principal referência de ataque do time alvinegro. O segundo veio no fim em um rápido contra-ataque. Elias, de cabeça, finalizou o placar.

 Os comandados de Mano Menezes foram a 13 pontos, seis a mais do que o Racing, que está em segundo. O Independiente vem logo atrás com 6 e o Cerro, eliminado, tem 1.

 

Na última rodada da fase de grupos, o Corinthians jogará para garantir a liderança geral da Libertadores, o que possibilitaria definir todas os confrontos em casa. Para isso, precisa vencer o Independiente Medellín, na próxima quinta-feira, no Pacaembu. No mesmo dia, o Racing visita o Cerro Porteño.

O jogo

Em um estádio com poucos torcedores e debaixo de chuva, a bola nem bem começou a rolar e os refletores se apagaram. 

Depois de 15 minutos, a luz voltou e o Corinthians começou ligado em campo. Tranquilo e com melhor posse de bola, criou as melhores chances no primeiro tempo. Aos 18, Roberto Carlos cruzou da esquerda, a zaga não conseguiu afastar e Dentinho soltou a bomba para abrir o marcador.

O autor do gol era a principal referência de ataque. E foi com ele, aos 38 que o time quase ampliou. O camisa 17 driblou dois zagueiros no lado esquerdo e cruzou. Danilo apareceu livre no meio da área, mas cabeceou para fora.

Dentinho continuou bem na volta do intervalo. Antes dos três primeiros minutos, ele criou duas boas chances de gol. Na primeira bateu rente à trave e, na outra, invadiu a área, chutou e Contreras mandou para escanteio.

A impressão de que o Corinthians fosse para cima do adversário parou por aí. Aos poucos, o time alvinegro foi recuando e mais se preocupou em segurar o resultado. O técnico Mano Menezes ainda tentou dar mais fôlego ao time. Tirou Ronaldo, com atuação discretíssima, para a entrada de Jorge Henrique. Pouco depois, Dentinho, casado, saiu para dar lugar a Iarley.

Também não adiantou muito. O Racing, no entanto, sem criação no meio-campo e com atacantes limitados, não assustou. Julio Cesar foi testado uma vez, aos 21, em falta batida de Mirajales. Colocou para escanteio.

Tranquilo no setor defensivo, o Timão garantiu a vitória aos 43 minutos em um rápido contra-ataque. Jucilei roubou a bola no meio e tocou para Iarley. O volante recebeu de volta e cruzou na cabeça de Elias, que balançou a rede.

FICHA TÉCNICA

RACING-URU (0)

Contreras; Brasesco, Hernádez, Pallás e Tejera; Vega, Ostolaza, Cazulo (Barrientos) e Mirabaje; Cauteruccio e Quiñones. Técnico: Juan José Verzeri

CORINTHIANS (1)

Julio Cesar; Moacir, William, Chicão e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Paulo André); Dentinho (Iarley) e Ronaldo (Jorge Henrique). Técnico Mano Menezes

Gol: Dentinho, aos 18min/1ºT; Elias, aos 42min/2ºT

Cartões amarelos: Moacir e Jorge Henrique (COR)

Árbitro: Héctor Baldassi

Local: estádio Parque Central, em Montevidéu (URU)

Band Esportes

Compartilhe