As fortes chuvas continuam em todo o estado da Bahia. A previsão é de que o clima continue fechado até o final de semana. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual da Defesa Civil (Cordec), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), continua em regime de plantão, atuando nos municípios e reforçando as ações dos órgãos competentes.

O Estado já homologou, em decorrência das fortes chuvas, os decretos de situação de emergência de sete municípios baianos – Apuarema, Itagimirim, Itanhém, Itapetinga, Medeiros Neto, Nova Viçosa e Teolândia.

Outros 13 municípios estão com o decreto de situação de emergência em tramitação, mas já tem o parecer favorável dos técnicos da Cordec – Venceslau Guimarães, Feira de Santana, Gandu, Ruy Barbosa, Prado, Simões Filho, Lauro de Freitas, Itamaraju, Maraú, Potiraguá, Vera Cruz, Ilhéus e Cícero Dantas.

A Cordec informa que 20 municípios registraram ocorrências por causa das fortes chuvas – Brotas de Macaúbas, Camaçari, Caravelas, Cipó, Gentio do Ouro, Iraquara, Juazeiro, Lençóis, Madre de Deus, Mata de São João, Mucugê, Marcionílio Souza, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Gabriel e Teixeira de Freitas ainda não decretaram situação de emergência. No total, são 40 os municípios que sofrem com as fortes chuvas.

O coordenador da Cordec, Antônio Rodrigues, ressalta que para os municípios receberem recursos federais é imprescindível a elaboração de planos de trabalho, que, junto com os decretos e demais documentos, devem ser enviados ao governo federal no prazo máximo de 30 dias, contando da data de ocorrência identificada no formulário de avaliação de danos.

Vítimas fatais
São quatro os registros de morte no estado. Um, no município de Prado, em virtude de choque elétrico em rede clandestina de energia, outro, em Feira de Santana por afogamento. Em Teolândia uma pessoa foi atingida por um raio e em Camaçari outra faleceu devido à queda de uma árvore. Existem 36 registros de pessoas levemente feridas.

A Cordec continua trabalhando em regime especial buscando auxiliar os municípios. Também estão preparados para ações, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a Empresa Baiana de Saneamento S.A (Embasa), o Corpo de Bombeiros, o Comando da Polícia Militar, as Voluntárias Sociais da Bahia e as Casas Civil e Militar.

AGECOM/BA

Compartilhe