No PMDB baiano, o sinal laranja foi aceso ontem com a possibilidade de a primeira-dama de Salvador, Maria Luíza (PSC), continuar criando embaraços ao candidato do PMDB a governador, Geddel Vieira Lima, depois do surpreendente pronunciamento que fez na Assembleia Legislativa, na terça-feira, anunciando que desistira de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por discordar do apoio de seu partido e do marido, o prefeito João Henrique, ao peemedebista. O maior indicativo de que Maria Luíza pode continuar criando problemas foi a entrevista ping-pong que deu ao Terra Magazine, em que praticamente comparou os métodos do pré-candidato do PMDB aos de ACM. Por este motivo, uma força-tarefa deve ser constituída no dia de hoje para fazer uma “abordagem” direta à parlamentar no sentido de buscar resolver “o clima” que está provocando e começa a incomodar tanto o próprio candidato quanto seus apoiadores. Felizmente, dizem eles, o prefeito João Henrique não embarcou na viagem que a primeira-dama está fazendo, buscando, no limite de suas forças, evitar problemas, principalmente num momento em que a cidade submerge frente às fortes chuvas.

Aproveitando
No governo e no PT, a orientação é buscar ampliar ao máximo o desgaste que Maria Luíza provocou em Geddel ao discursar na Assembleia dizendo que desistiria de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados para não ter que apoiar a candidatura ao governo do ex-ministro. Foi nessa linha que Moema Gramacho atuou ontem, ao emitir nota parabenizando a deputada e primeira-dama pela “coragem”.

Irritado
Petista de quatro costados ligou ontem para a coluna Raio Laser indignado com informações segundo as quais Rui Costa teria tido responsabilidade no trágico desfecho da aliança pretendida pelo governador com o PR do senador César Borges. Segundo ele, Rui não fez nada nem teve participação no episódio. “Voces não se lembram de que Wagner afirmou que Rui representava 90% dos seus interesses?”, questionou, irritadão.

Convite
Amigo pessoal de Jaques Wagner, o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), passou o dia de ontem ligando para lideranças do interior e amigos sondando a reação deles para a hipótese de vir realmente ser convidado a integrar a chapa do governador na condição de candidato a vice. Sobre o resultado dos telefonemas, não deu informação, mas é certo que, se topar, seguramente confia na reeleição de Jaques Wagner.

Mandato
Responsável pela defesa da deputada estadual Antônia Pedrosa (PMDB), o advogado Manoel Nunes considera improcedente a informação de que a parlamentar estaria para perder o mandato por infidelidade partidária. Ele explicou que o processo ainda se encontra em fase de instrução, restando diversas testemunhas a serem ouvidas e que, seguindo decisões anteriores, a tendência é que a decisão judicial seja pela improcedência da acusação, já que a decisão da deputada em deixar o seu antigo partido, o PP, se baseou na discriminação e perseguição política e pelo fato da legenda, ao decidir aderir ao governo Wagner, desconsiderar o seu ideário programático.

Números
Por falar em Datafolha, tudo indica que o instituto solta uma nova pesquisa sobre a sucessão presidencial no próximo sábado na Folha de S. Paulo. Embora ninguém consiga prever ainda o que vem por aí, os tucanos que acompanharam ontem José Serra em Salvador não deixavam baixar a expectativa de que os números devem ser largamente favoráveis ao candidato a presidente tucano.

Sem ação
As chuvas de ontem praticamente inviabilizaram o município de Lauro de Freitas, que no início da noite emitiu uma nota pedindo aos moradores de Villas e de outros bairros que não retornassem a suas casas. Na Rua Chile, próxima ao Batalhão da Choque, um aterro irregular fez um córrego transbordar, alagando tudo próximo, como não se via há 30 anos. Não foi por falta de aviso à Prefeitura, que não tomou nenhuma providência.

Aferição
Promete ser boa a briga de tucanos contra os institutos Vox Populi e Census, acusados de manipular as pesquisas favoravelmente à candidata do PT, Dilma Roussef. Como antecipou anteontem para a coluna o deputado federal Jutahy Jr., os serristas optaram por considerar apenas os institutos Datafolha e Ibope, que são os mesmos usados pela Rede Globo para aferir as intenções de votos dos candidatos.

Contabilidade
Uma curiosidade circulou ontem entre as hostes peemedebistas. “Por qual razão os parlamentares da base do governo se debruçam sobre quem será ou não eleito na coligação do ex-ministro Geddel Vieira Lima? O interessante é que eles sequer se preocuparam com a probabilidade deles, ou seja, quem do PT e aliados terá reais chances de se eleger”, questionou um peemedebista.

Apoio
Ao comentarem ontem os manejos que o governador Jaques Wagner (PT) começa a fazer em sua chapa, oposicionistas observavam que foi muito rápido o restabelecimento do ex-conselheiro Otto Alencar, que estava determinado a ser vice alegando problemas de saúde, mas já começou a fazer campanha para o Senado, assim que o chefe do Executivo estadual resolveu mover as peças para cobrir a lacuna com a desistência de César Borges em apoiá-lo.

Animado
O governador Paulo Souto (DEM) era outro homem ontem com a passagem de José Serra pela Bahia. Além de demonstrar alegria e, em alguns momentos, até rir para os jornalistas, Souto deu entrevistas reforçando o discurso de que vai conseguir levar o governo de volta em outubro. A propósito, para todos os democratas e tucanos reunidos em torno de Serra, o sentimento é de que ele empurra Souto para o segundo turno e o democrata vence.

Tombamento
A abertura de um processo de tombamento do Hotel da Bahia, acompanhada pela emergencial medida de tombamento provisório, nos termos da Lei nº. 8.895, de 16 de dezembro de 2003, foi solicitada pela vereadora Andrea Mendonça (DEM) ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Ipac) da Bahia. Desde então, a vereadora atua reforçando os argumentos necessários à preservação do imóvel. Em documento enviado ao órgão, ela assinala a importância da edificação e do conjunto que o cerca, composto pelo Campo Grande, o Monumento ao 2 de Julho e o Teatro Castro Alves.

Portal
O deputado federal João Almeida (PSDB) abre um novo canal de diálogo com a população e lança o seu portal na internet, amanhã, às 9 horas, no Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador. O líder da bancada tucana receberá mais de 100 convidados para um painel sobre a sucessão presidencial e, particularmente, as eleições para governo do Estado.

Emergência
Se as chuvas continuarem pesadas no dia de hoje, o governador Jaques Wagner (PT) deve suspender todas as atividades a fim de atender os prefeitos de cidades que estão em estado de emergência. Para Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, ele já ordenou atenção especial, assim como para São Francisco do Conde, onde as aulas foram suspensas ontem em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade.

Medula óssea
Por iniciativa do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), será realizado hoje, na Câmara Municipal de Salvador, o Seminário de Incentivo à Doação de Medula Óssea. O evento acontece às 15 horas, no Plenário Cosme de Farias.

Chuvas
Em razão das chuvas, o prefeito João Henrique enviou solicitação ao ministro da Integração Nacional, João Santana, em busca de recursos para  obras na Rua Deputado Paulo Jackson, em Piatã; na comunidade do Talude, localizada na Avenida Luís Eduardo Magalhães; na Bacia do Rio Jaguaribe e no Trobogi. Além de intervenções de macrodrenagem na Avenida San Martin, Nova Divineia, Calafate e Jardim Eldorado.

Tribuna da Bahia

Compartilhe