O projeto de Recuperação de Mata Ciliar e Nascente no Parque da Serra do Periperi, elaborado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, foi aprovado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima/ INGÁ. O Instituto fez a análise técnica de 56 propostas e classificou 25 projetos, entre eles o da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Serão destinados cerca de R$ 1, 250 milhão para os 25 projetos aprovados.
Segundo o gerente de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Marcondes Sousa Barbosa, o projeto terá grande impacto ambiental para Vitória da Conquista, pois vai possibilitar a recuperação da mata ciliar e das nascentes que compõem a bacia do Rio Verruga, contribuindo para a  preservação da Serra do Periperi e para reduzir a erosão.

O que são matas ciliares? As matas ciliares funcionam como barreira natural para o material particulado (sedimento) que desce para o leito dos rios. Com a degradação da mata, há o excesso de material no leito, o que provoca assoreamento e diminui a profundidade dos rios e a quantidade de água. A redução de vazão (volume) dos rios pode provocar enchentes nos períodos mais chuvosos.

Importância da recuperação- A preservação das matas ciliares conserva os leitos dos rios, mantém a qualidade das águas (com menos partículas presentes), deixa a água menos barrenta e, desta maneira, diminui o gasto para tratamento dos recursos hídricos, o que impede que os custos sejam repassados aos usuários, gerando benefícios ambientais e socioeconômicos para a sociedade. Além disso, há um ganho em biodiversidade, pois as regiões que margeiam os rios podem ser consideradas verdadeiros  “corredores de vida”, já que são habitat para diversas espécies animais e servem de caminho para o transporte de sementes.

FONTE: SECOM/ Com informações do INGÁ

Compartilhe