Combater o superaquecimento do planeta é uma necessidade urgente. Para isso, cada pessoa deve adotar práticas para minimizar o impacto causado ao meio ambiente contribuindo no controle das alterações climáticas. No próximo dia 29, Vitória da Conquista se insere nessa importante discussão. A cidade será a única do interior da Bahia a sediar uma etapa da Campanha Global de Liderança Climática 2020. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/Sebrae, o Serviço Social da Indústria/Sesi e a TV Sudoeste, e tem como objetivo discutir como reduzir, em 80%, as emissões de carbono até 2020, e dessa forma combater o aquecimento global.

Cientistas e especialistas conhecidos nacionalmente e internacionalmente, além de pesquisadores regionais, se reunirão no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, para a Conferência Regional de Vitória da Conquista que tem como tema “Conquista 2020 – Prosperidade para uma Região Sustentável” e discutirá como a Região Sudoeste da Bahia deve se preparar para mudar os paradigmas de seu desenvolvimento, além de questões sobre o contexto climático e o potencial de desenvolvimento por meio da utilização de soluções e tecnologias que não agridam o meio ambiente.

Um dos participantes do evento é o chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente, Ivo Bucaresky (foto), que estará presente na solenidade de abertura e participará das discussões. Bucaresky é economista com pós-graduação em Administração Pública e foi diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Estadual de Engenharia do Meio-Ambiente/ FEEMA do Estado do Rio de Janeiro; subsecretário de Agricultura do mesmo estado e gerente de Orçamento e Contabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego do Município de São Paulo.

O evento conquistense é a prévia de um fórum mundial que será realizado em Salvador, no mês de maio. A abertura acontece na noite do dia 28 com a participação de autoridades nacionais e internacionais e uma palestra. No dia 29, pela manhã, serão realizadas as mesas redonda; no turno vespertino, acontecerão os grupos de trabalho envolvendo os setores governamental, produtivo e acadêmico. O encerramento acontece com uma palestra e apresentações culturais.

Campanha-A Liderança Climática 2020 nasceu com o objetivo de convocar toda a sociedade a assumir a liderança climática; promover e mobilizar o maior número possível de atores para enfrentar os desafios e construir um novo sistema de convivência. Busca ainda um plano de ação entre líderes; e definir os meios, modos e caminhos para alcançar a meta de redução de carbono em 80% e assegurar a transição global para a Economia Climática até 2020.
SECOM/PMVC

Compartilhe