Em solenidade, neste domingo (11), o governo da Bahia entregou as instalações do Centro de Convenções para o secretário executivo do 12º Congresso da Organização das Nações Unidas (ONU), John Sandage. O local do evento passa a ser território das Nações Unidas até o final dos trabalhos no dia 19 de abril.
Para sediar o Congresso, o Centro de Convenções da Bahia (CCB) passou por reformas e adequações para atender às exigências do fórum global, que tem início nesta segunda-feira (12), em Salvador.
Nove meses foram suficientes para tornar o espaço palco de um dos principais eventos já sediados no Brasil. O evento foi marcado pela entrega de presentes simbólicos pelo secretário do Congresso e pelo governador Jaques Wagner. Na abertura, a Orquestra Frevos e Dobrados, com regência de Fred Dantas, executou o hinos nacional e Dois de Julho.

Para o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, o Brasil tem assumido um posicionamento de combate a questões financeiras de organizações criminosas. “Esse é o momento dos países derrubarem as fronteiras quando o assunto é prevenção ao crime e justiça social. Não devemos fazer das fronteiras físicas oportunidades de se criar trincheiras para impunidade. Temos que retirar os recursos financeiros que alimentam as organizações criminosas”, reafirma o secretário.

“A hospitalidade, a tradição e a energia do povo baiano vão contribuir para o sucesso do evento”, disse o governador Jaques Wagner. Para ele, o Centro de Convenções está preparado para receber eventos internacionais do mesmo porte.

De acordo com o secretário executivo do Congresso, John Sandage, o encontro é a oportunidade de iniciar o diálogo sobre prevenção ao crime e justiça criminal, além de contribuir para a formulação de políticas nacionais e internacionais. “Gostaria de expressar minha gratidão ao governo federal e autoridades locais pela generosa e tenra acolhida”. “Cuidem muito bem do Centro de Convenções, pois ele é o nosso lar”.

Para discutir o tema “Estratégias Globais para Desafios Globais: A Prevenção do Crime e o Desenvolvimento dos Sistemas de Justiça Criminal em um Mundo em Transformação” são esperados quatro mil participantes de 140 países entre especialistas, formadores de opinião, organizações não-governamentais, delegações estrangeiras, ministros e chefes de estado.

“Sem sombra de dúvida a Bahia está pronta para sediar este e outros eventos internacionais. São quatro mil pessoas de diversos lugares do mundo que visitarão Salvador, movimentando o turismo da cidade”, garantiu o secretário estadual do Turismo, Antônio Carlos Tramm.

Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, desde 93, que o CCB não passava por uma reforma completa. “Banheiros, grades de proteção, carpetes, sinalizadores, itens de segurança e as coberturas do pavilhão geral e de feiras foram os ambientes e equipamentos reparados e requalificados”. Foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões, viabilizado por meio de recursos federal e estadual.

Homenagem
Na ocasião, o Congresso da ONU homenageou Socorro Nobre, que na década de 80 foi acusada e condenada como cúmplice no assassinato de seu irmão. Socorro passou grande parte de sua vida na cadeia em Ilhéus, Itabuna e Salvador ajudando detentas sem escolaridade a escrever cartas para suas famílias e amigos. Sua história parou nas mãos do cineasta Walter Salles, que transformou sua vida em documentário, em 1995, e inspirou a personagem Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, em Central do Brasil.

Logística
Concentrando todos os esforços para sediar este evento internacional, os governos estadual e municipal estão trabalhando juntos em apoio à organização nacional, sendo 11 mil profissionais de segurança envolvidos. Oito mil da Polícia Militar e três mil da Polícia Civil.

O espaço aéreo do perímetro do evento também estará restrito. Por medida de segurança, apenas aeronaves previamente autorizadas pela aeronáutica poderão trafegar em determinados pontos da cidade. O comércio nos arredores atenderá apenas aos congressistas.

Também estão previstas alterações nas vias que margeiam o centro de convenções. A organização orienta os condutores de veículos que evitem trafegar nas imediações do local. Nos dias 17 e 18, o trânsito será interrompido nesta área, das 8h às 10h e das 17h às 18h.

AGECOM/BA

Compartilhe