Por Wal Cordeiro 

A água é o maio tesouro, atualmente, da humanidade. Na hora do banho Cante, mas economize no repertório. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro. Um banho de 15 minutos consome 60 litros de água.

Não exagere na quantidade de água quando for regar as suas plantas. Elas não têm a mesma sede que você e podem morrer afogadas. No jardim, use regador em vez de mangueira, que gasta muito mais água. 

Escove os dentes diariamente, mas não desperdice água. Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a torneira da pia fechada. Reabra apenas para enxaguar a boca. 

Limpe bem a calçada com a vassoura para tirar a sujeira mais grossa. Depois, então, jogue a água depositada num balde. O serviço fica mais rápido e mais eficiente. Lavar a calçada sem fechar a torneira consome quatro litros de água por minuto. 

Não exagere na quantidade de água quando for regar as suas plantas. Elas não têm a mesma sede que você e podem morrer afogadas. No jardim, use regador em vez de mangueira, que gasta muito mais água. 

Fique atento aos vazamentos na sua casa. Caixas d’água, descargas e torneiras pingando são sinais de prejuízo no futuro. De gota em gota, sua conta também vai aumentando. Não se esqueça que tudo começa no lar! 

      Quando os componentes da família entendem claramente que economizar um bem de uso comum como a água e a energia, que hoje não são baratos e estão em processo de extinção, está proporcionando condições para que no final do mês tenha condições de ter uma grana sobrando para ser aplicada em um fundo de reservas.

      Adão e Eva receberam a missão de cuidar do jardim. Tinham todas as condições e ferramentas necessárias para atingir o alvo, infelizmente não valorizaram o grande privilégio de ter como professor o próprio criador do universo. Desobedeceram às ordens e estragaram o jardim, pois não administraram bem conforme as diretrizes que receberam e foram punidos por isso. Não precisamos cometer os mesmos erros. Podemos ser bons gestores do lar e evitar que faltem os recursos necessários para a nossa manutenção.  Alguém disse uma vez que “o casal pode se amar muito, mas se o dinheiro faltar em casa, fatalmente a estrutura do lar balançará”. 

     Hoje, o voto do casamento está sendo mudado. Antes era “até que a morte nos separe”, mas hoje é “até que as dívidas nos separem”. 

     Nunca é tarde para começar a mudar a história!

Extraído do livro: Gestão Financeira Doméstica – Como enfrentar a crise financeira mundial, cultivar a qualidade de vida no lar, evitar o stress financeiro e o divórcio!

Autor: Wal Cordeiro (lançamento em 2010)

 

Compartilhe