A forte chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a tarde desta segunda-feira (5), transformou a manhã de terça-feira (6), em uma cena de filme de terror. Várias ruas alagaram, bueiros saíram do lugar, lixo foi espalhado pela cidade, pessoas passaram a madrugada em carros e, pelo menos, sete morreram em consequência de deslizamentos de terra na região da Tijuca, zona norte da cidade. A prefeitura pede que a população só saia de casa em casos de extrema necessidade.
A ponte Rio-Niterói foi fechada várias vezes, impedindo a ligação entre as duas cidades. As barcas, outro meio de transporte que faz a ligação entre as duas cidades, funciona com intervalos de 30 minutos, já que vários funcionários e membros das tripulações não conseguiram chegar para trabalhar.
Na zona sul, a lagoa Rodrigo de Freitas transbordou e várias ruas dos bairros de Botafogo, Copacabana e Jardim Botânico se transformaram em verdadeiros rios. Por volta das 7h desta terça, era impossível transitar pela rua Jardim Botânico e pelas ruas São Clemente e Voluntários da Pátria (em Botafogo).
Já na zona norte, os bairros mais afetados são a Tijuca, onde, entre 6h e 7h choveu cerca de 17 milímetros, Maracanã, onde o rio do mesmo nome transbordou e chegou a alagar o ginásio do Maracanãzinho, onde aconteceria uma partida de vôlei, praça da Bandeira, que também alagou e fez com que vários veículos enguiçassem.
Quem tenta sair da Barra da Tijuca e de outros bairros da zona oeste em direção ao Centro ou a zona sul encontra trânsito parado na linha Amarela e na auto-estrada Lagoa-Barra.
Há relatos de pessoas que passaram a madrugada dentro de seus carros, sem conseguir chegar em casa. Vários veículos foram abandonados na praça da Bandeira e em várias ruas da Tijuca.
Os aeroportos internacional Tom Jobim e Santos Dumont estavão abertos para pouso e decolagem, por volta das 6h50. Santos Dumont chegou a fechar durante a tarde e a noite desta segunda e, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), responsável pela administração dos aeroportos do país, até as 7h, havia cinco cancelamentos e três atrasos no Tom Jobim e um cancelamento e um voo atrasado no santos Dumont.
Segundo a SuperVia, os trens dos ramais de Gramacho e Saracuruna não estão circulando. Os outros ramais circulam com atraso.Já o metrô funciona sem problemas.
R7