Dodô marcou dois gols contra o Duque de Caxias, o último garantiu o time nas semifinais da Taça Rio Foto: Agência Lance

O Vasco precisva vencer para garantir a classificação para a semifinal da Taça Rio. E foi isso que conseguiu, com um certo grau de emoção no jogo contra o Duque de Caxias, neste domingo. Apesar de ter saído atrás no placar e ter permitido o empate no segundo tempo, o Vasco conseguiu reagir e contou com belos gols – além de dois de Dodô – para fazer 4 a 3 e agora enfrenta o Flamengo na semifinal.

No jogo em que nem Duque de Caxias e muito menos o Vasco poderiam empatar para não dar brechas para um rebaixamento ou não classificação à fase seguinte, não demorou muito para o placar ser aberto no Raulino de Oliveira. O problema, para a imensa maioria dos torcedores no estádio, é que quem saiu na frente foi o Duque de Caxias, aos 14min, com Maurinho aproveitando rebote dado por Fernando Prass: 1 a 0.

A vantagem do Duque não demorou muito. O Vasco reagiu rápido e no minuto seguinte empatou depois de Fágner acertar um belo chute de fora da área.

A partir da reação, o Vasco cresceu na partida e chegou ao gol da virada com Elton. Mais um golaço para a conta do jogo. Aos 21min, Léo Gago conduziu pelo meio e levantou à meia altura para o atacante pegar de primeira e virar a partida.

Com vantagem no placar, o Vasco acabou sendo prejudicado pela arbitragem, que expulsou injustamente Nilton. Em cobrança de escanteio na área do Duque de Caxias, o volante trocou empurrões com Tinoco, acabou levando um soco e caiu. O jogador do Duque também optou por cair e conseguiu fazer com que a arbitragem desse o vermelho também a Nilton.

A classificação à semifinal parecia ter ficado bem encaminhada no início do segundo tempo, quando Dodô também deixou o dele. Aos 5min, Márcio Careca encontrou Elton na entrada da área, que de primeira botou Dodô na frente do gol. O “artilheiro dos gols bonitos”, como é conhecido no Rio, tocou com categoria para ampliar a vantagem e deixar encaminhada a terceira vitória seguida do interino Gaúcho no comando vascaíno.

O problema, poém, é que o Duque de Caxias não sentiu o golpe do terceiro tento e resolveu complicar a vida do Vasco. Em um espaço de sete minutos, diminuiu com Junior, após bela cobrança de falta no ângulo de Prass, e empatou com Marcelo, que aproveitou passe errado de Gian, invadiu a área, fintou o goleiro e tocou para as redes.

O resultado que o Vasco não poderia ter, afinal, o América vencia o Volta Redonda e se credenciava como classificado à semifinal, atingiu em cheio a confiança do time. Um pouco afobado, a equipe não conseguiu criar e ainda levava sustos em contra-ataques adversários.

Mas, aos 32min, Dodô conseguiu de vez a redenção. Criticado após perder dois pênaltis no clássico contra o Flamengo, o atacante já havia dado a volta por cima na primeira vitória de Gaúcho no Vasco. Mas o quarto tento do jogo, após Élton passar de calcanhar e deixar Dodô livre para tocar na saída do goleiro, fez com que ele voltasse a ter seu nome gritado pelos torcedores.

Apesar da derrota, o Duque de Caxias contou com a ajuda de outros times para se manter na primeira divisão do Carioca. Graças às derrotas de Friburguense, Resende e Tigres do Brasil o time terminou o Carioca na 13ª colocação e se manteve na elite do Estadual.

FICHA TÉCNICA

Duque de Caxias 3 x 4 Vasco

Gols
Duque de Caxias: Maurinho, aos 14min do primeiro tempo; Júnior, aos 11min, e Marcelo, aos 18min do segundo tempo
Vasco: Fagner, aos 15min, e Élton, aos 21min do primeiro tempo; Dodô, aos 5min e aos 32min do segundo tempo

Ponto Forte do Duque de Caxias
Mesmo perdendo de 3 a 1 conseguiu reagir e quase complicou a classificação do Vasco, principalmente nos lances de contra-ataques

Ponto Forte do Vasco
Setror ofensivo foi bem na criação das jogadas que resultaram em gol

Ponto Fraco do Duque de Caxias
Apesar de reagir, não teve forças para sair com um resultado melhor. Por precisar de um resultado melhor para não cair ficou muito exposto e abriu espaço para o Vasco

Ponto Fraco do Vasco
Mesmo tendo o jogo tranquilo, a defesa cochilou e permitiu que o Duque reagisse

Personagem do jogo
Dodô, com dois gols e Élton, com um tento e duas assistências comandaram a reação do Vasco

Lance polêmico
Nilton foi expulso em lance que foi atingido por um soco por Tinoco, do Duque de Caxias

Esquema Tático do Duque de Caxias
4-4-2
Getúlio Vargas; Dudu, Marlon, Tinoco e Fábio; Mayaro (Abel), Leandro Teixeira (Juninho), Maurinho e Júnior; Faioli (Alê) e Marcelo. Técnico: Álvaro Miranda

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Fagner, Thiago Martinelli, Gian e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago (Jumar), Souza e Philippe Coutinho (Magno); Elton (Dedé) e Dodô. Técnico: Gaúcho

Cartões Amarelos
Duque de Caxias: Faioli, Fábio, Mayaro, Maurinho, Júnior e Tinoco
Vasco: Gian e Fagner

Cartões Vermelhos
Duque de Caxias: Tinoco
Vasco: Nilton

Árbitro
Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Local
Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

Terra

Compartilhe