Ao participar da posse da nova diretoria da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA), o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do estado, James Correia, destacou a importância da entidade encarar o desafio de ocupar mercados como o de Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Itabuna e Ilhéus. Ele disse que o compromisso da Ademi deve ser o de ajudar a economia baiana a crescer e a se desconcentrar.

No que depender da nova gestão, o desafio está aceito. Em seu discurso, na última sexta-feira (26), o presidente eleito para o biênio 2010-2012, Nilson Sarti, afirmou que buscará fortalecer principalmente as bandeiras da sustentabilidade e da interiorização. “É urgente o investimento em educação, tecnologias que promovam eficiência energética e tratamento dos resíduos e da água”, enfatizou Sarti. Sobre interiorização a proposta é desenvolver o mercado imobiliário nas principais cidades do interior da Bahia.

James reiterou que o desenvolvimento do setor depende, necessariamente, do crescimento da economia. “Se não houver geração de emprego e renda não haverá aumento da construção e venda de imóveis. É bom ressaltar que 99% dos empregos gerados nos meses de janeiro e fevereiro em todo o Nordeste estão na Bahia e que esse crescimento é uma consequência da política de investimentos dos governos federal e estadual”.

Segundo ele, os números divulgados pelo Ministério do Trabalho são animadores. Até o final deste ano, segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia criará mais de 83 mil novos empregos. O bom desempenho continua sendo alavancado pelos setores da Construção Civil e do Comércio e Serviços, além de apontar para uma retomada dos empregos na Indústria. A previsão é que a construção civil incorpore, em 2010, mais 17.436 pessoas ao mercado de trabalho.JORNAL FEIRA HOJE

Compartilhe