Foi realizada nesta manhã, 26, no Centro de Convivência do Idoso da Prefeitura Municipal, a primeira grande reunião para discutir o Plano Plurianual de Assistência Social. O evento reuniu técnicos do governo das áreas ligadas à assistência social, integrantes dos conselhos municipais, de organizações não governamentais e entidades filantrópicas para discutir as políticas de Assistência Social no município.

Neste encontro, governo e sociedade fizeram uma avaliação sobre o trabalho de toda a rede sócioassistencial e deram o primeiro passo para construção conjunta do Plano Plurianual. O plano vai nortear a assistência social e prever as metas para os próximos quatro anos, de 2010 a 2013.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Edwaldo Alves, esse plano é resultado do desenvolvimento que tem ocorrido na política de assistência social de Vitória da Conquista. “Percebemos claramente que nos últimos ocorreu um avanço considerável na área de assistência social, com o estabelecimento de novos convênios e a ampliação de serviços para a população mais desassistida. É o caso das crianças em risco social, dos idosos, das pessoas portadoras de deficiências e todas aquelas minorias que estão sempre sujeitas à segregação e à violência. Hoje temos programas para quase todos esses rupos. Então quanto mais organizadas e mais integradas as ações, evidentemente, o resultado será um melhor serviço prestado”.

Para a presidente do Conselho de Assistência Social, Valdira Cardoso, “o plano é a concretização de uma luta histórica da assistência social. Esse é o momento de avaliar onde nós, o governo e a sociedade, já conseguimos avançar e onde estão as falhas na assistência social. Conquista, mais uma vez, sai à frente buscando estabelecer claramente como vai funcionar a assistência social. O plano é de responsabilidade do governo, mas a sociedade civil é constantemente chamada para participar e se envolver no planejamento da assistência social.

Fotos: Emanuel Nem Moraes

SECOM/PMVC

Compartilhe