Uma carga ilegal com aproximadamente 14 mil aves foi apreendida na manhã desta sexta-feira, 26, na BR-116 que corta o município de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador). A ação foi uma parceria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a coordenadora da Adab, Rosana Ladeia, a carga se tratava de “frangos de descarte”, ou seja, aves com ciclo de vida útil completo e que só podem ser abatidas em frigoríficos sob inspeção federal, o que não existe na Bahia. “Os caminhões foram pegos em trânsito com toda a documentação adulterada, sem supervisão veterinária”, afirmou.

Ela contou que não se sabe ao certo qual era o destino da carga. “Como a documentação é falsa, estamos aguardando o laudo da perícia da Polícia Federal para tomar as devidas providências”, disse Rosana. Segundo a Polícia Federal, parte das aves seria, provavelmente, distribuída de forma ilegal para ser consumida em Conquista.

Prisões – A PF informou ainda que sete pessoas, que não tiveram suas identidades reveladas, foram presas por uso de documentação falsa das cargas. Todos foram ouvidos na tarde desta sexta. Três deles foram encaminhados ao Presídio Nilton Gonçalves, em Conquista.

O delegado da PF, Eduardo Adolfo Assis, disse que os responsáveis estarão numa situação criminal bastante agravada se a Adab detectar algum tipo de contaminação nas aves.

As aves estavam distribuídas nos veículos M. Benz L 1620 (NLO-8697/GO), M. Benz L 1620 (GVJ-5530/MG), Volvo FH 12380 (NGU-0200/AL) e Volvo FH 12380 (BWS-8946/SP).

A Tarde

Compartilhe