A população do presídio é considerada vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis

image

Umas das ações extra-muros do Centro de Referência em DST/AIDS são as visitas mensais ao Presídio Nilton Gonçalves cujo objetivo é levar informações referentes às doenças sexualmente transmissíveis, atendimento de enfermagem e psicologia, teste de HIV e sífilis, regularização do calendário vacinal e distribuição de preservativos e medicamentos para os internos.

Na ultima quinta feira (17), foi realizada ação de aconselhamento individual no módulo feminino, para entrega de resultados de exames e aconselhamento pré-teste com coleta de sangue para HIV e sífilis em internos do módulo I (masculino).

Os internos receberam doses de vacinas como a antitetânica e influenza comum e aqueles menores de 19 anos também foram vacinados contra Hepatite B, seguindo o calendário vacinal do Ministério da Saúde.

Segundo a psicóloga Klécia Mendes, a população do presídio é considerada vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis por estarem confinados e aglomerados, se fazendo necessárias ações de prevenção regular com o objetivo de orientar quanto ao uso de preservativo e realizar diagnóstico das DST’s inclusive o HIV.

Além do Centro de Referência, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, realiza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, consultas odontológicas, coleta de material para exames laboratoriais e consulta médica, garantindo o acesso a Rede SUS para toda população, mesmo para aqueles que se encontram judicialmente isolados da sociedade.

SECOM/PMVC

Compartilhe