Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 33 ficaram feridas hoje na explosão de um carro-bomba no centro da cidade portuária de Buenaventura, no sudoeste colombiano, segundo fontes oficiais que atribuíram o atentado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Segundo autoridades regionais, a explosão ocorreu em frente à Prefeitura e à Procuradoria de Buenaventura, em uma área também comercial, por volta das 9h25 locais (11h25 de Brasília) e responsabilizaram a frente urbana ‘Manuel Cepeda’ das Farc.

O comandante das Forças Militares colombianas, general Freddy Padilla, chamou o ataque de “terrorista” e também o vinculou às Farc.

O explosivo foi ativado durante a passagem de um veículo policial. Vários dos feridos são policiais.

O diretor do serviço local de emergências, Yerlis Fori, disse a jornalistas que quatro pessoas estão gravemente feridas e que vários edifícios dos arredores estão danificados.

Ainda segundo Fori, as Farc já usaram explosivos no mesmo local do atentado de hoje em ocasiões anteriores.

O porto de Buenaventura é usado por traficantes para enviar drogas ao México e aos Estados Unidos.

Na segunda-feira passada, as Farc incineraram sete caminhões de transporte de carga na estrada que liga a região central do país com Buenaventura, o principal porto colombiano no Oceano Pacífico, o que obrigou o fechamento da estrada por várias horas.

EFE

Compartilhe