Anvisa quer antibióticos na lista de medicamentos controlados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou nesta quarta-feira (24), uma audiência pública para discutir medidas mais restritivas para a prescrição e comercialização de medicamentos antibióticos. De acordo com a proposta, esse tipo de droga deve ser incluída na lista de substâncias sujeitas a controle especial.

O objetivo da agência é ampliar o controle sobre este tipo de remédio para reduzir a resistência bacteriana na população. “O uso indiscriminado de antibióticos é um problema de saúde pública em todo o mundo. A ideia é que o controle sobre esses medicamentos seja feito de forma mais efetiva, contribuindo para o consumo racional desses produtos¿, disse o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.

Mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esse tipo de substância movimentou cerca de 1,6 bilhão, em 2009, segundo relatório do instituto IMS Health.

Para o diretor da Anvisa, farmacêuticos, sociedades médicas, indústria farmacêutica, autoridades sanitárias e a população devem assumir a responsabilidade para reverter o atual quadro.

 Terra

Compartilhe