O governador do Estado de São Paulo, José Serra, (PSDB-SP), disse nesta sexta-feira que lançará a sua candidatura em abril. “Eu não estou negando [a minha candidatura]. Mas eu não estou em campanha. Só estou dizendo que neste momento eu sou governador”, disse, destacando que vai lançar a candidatura em abril.

É a primeira vez que Serra, que faz aniversário hoje, assume ser candidato. O anúncio foi feito em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, na TV Bandeirantes.

O anúncio oficial está previsto para o dia 10 de abril, em Brasília. “Estamos trabalhando com a hipótese de lançá-lo e os partidos fazerem esse lançamento no dia 10 de abril”, afirmou nesta semana o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Antes disso, Serra precisa se desincompatibilizar do cargo de governador, cujo prazo limite é 3 de abril. Há expectativa de que ele se afaste de suas funções no Executivo um dia antes.

Durante a entrevista, Serra disse ainda que não está demorando para oficializar a sua candidatura. “Temos seis meses pela frente ainda. Não posso prejudicar o meu trabalho como governador”, afirmou.

Sobre o crescimento da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à presidência pelo PT, nas pesquisas, Serra disse que “é algo previsto”, pois a ministra tem tido uma exposição intensa nos últimos meses. “Campanha eleitoral acelera depois da Copa do Mundo. (…) Não é assustador [este crescimento]”. Serra destacou ainda que “vai pesar o passado. O que cada um fez”. “Eu tenho uma história”, afirmou.

Pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada na quarta-feira, mostrou que a diferença entre Serra e a ministra Dilma Rousseff (PT) caiu para cinco pontos percentuais.

No cenário principal da pesquisa, Dilma tem 30% e Serra, 35%. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) registra 11%; e a senadora Marina Silva (PV-AC), 6%. Brancos e nulos somam 10% e indecisos, 8%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em dezembro, na última pesquisa Ibope, Serra tinha 38% e Dilma, 17%. Ciro Gomes exibia 13% e a senadora Marina Silva (PV-AC) tinha 6%.

Campanha

Na quinta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso havia defendido que o PSDB tivesse “autonomia” para começar a campanha para Serra antes de ele ser lançado.

Compartilhe