O resultado da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi modificado pelo Ministério da Educação (MEC) logo após a sua divulgação no domingo (14) no site do programa. O motivo, segundo a assessoria de imprensa da pasta, é que candidatos que haviam sido desclassificados em etapas anteriores conseguiram na Justiça o direito à matrícula.

 Assim, o número de vagas disponíveis para a lista de espera diminuiu, o que fez com que esses estudantes que haviam sido classificados para as vagas remanescentes ficassem de fora.

 O MEC não soube dizer o número de estudantes que conseguiram essas decisões judiciais favoráveis, mas informou que foi por motivos variados, como ter conseguido o reconhecimento da nota. Segundo o ministério, foram recebidas reclamações de diversos estudantes, mas não há um levantamento do número de pessoas atingidas.

Matrícula

O prazo de matrícula dos classificados na lista de espera termina nesta terça-feira (16). A partir dessa chamada, o processo de seleção por meio do Sisu para vagas com início do primeiro semestre é encerrado. Se ainda existirem vagas disponíveis nas instituições, esses candidatos excluídos poderão ser chamados.

novos recrutamentos serão feitos por elas, que publicarão editais informando como ocorrerá a seleção.

Nova rodada do Sisu

Mesmo sem a realização do Enem no primeiro semestre, como o MEC havia cogitado fazer, haverá uma nova rodada do SiSU para preencher as vagas com ingresso no segundo semestre. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer em maio.

G1