Foto: Patricia Kappen/G1

Após o confronto na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, que terminou com sete mortos e com a fuga de Antonio Francisco Bonfim Lopes, o “Nem”, suspeito de chefiar o trafico na comunidade, o subchefe operacional da Polícia Civil, Carlos Oliveira, afirmou que o objetivo da operação foi alcançado.

 Segundo ele, entre os mortos estão criminosos importantes na hierarquia do tráfico na Rocinha e alguns já teriam mandado de prisão. Entre esses mortos, segundo Oliveira, estaria o braço direito de “Nem”, identificado apenas como Carlão.
Durante a ação, que mobilizou 80 policiais de cinco delegacias, houve várias trocas de tiros, em diferentes áreas da favela. A operação contou ainda com o apoio de três helicópteros e três veículos blindados, os chamados “caveirões”. Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade tiveram que ser paralisadas durante a operação.

 Armas apreendidas durante a operação (Foto: Patricia Kappen/G1)

Segundo Oliveira, os traficantes estavam fortemente armados. Um dos mortos estava com uma metralhadora. 30, vestido com um uniforme da Polícia Federal falsificado. 

O confronto terminou por volta das 18h. De acordo com o subchefe operacional, “Nem” se aproveitou da topografia da Rocinha para conseguir fugir. 

Menina de 13 anos foi ferida
A operação contou com o apoio de equipes da Polinter, da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), da Delegacia de Combate às Drogas (Decod), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). 

 Os policiais apreenderam uma metralhadora, três fuzis, quatro pistolas e granadas.

 Segundo Oliveira, uma menina de 13 anos foi ferida por estilhaços. Ele não sabe, no entanto, em que circunstâncias ela foi atingida. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, a menina deu entrada no Hospital Miguel Couto, no Leblon, também na Zona Sul. Moradora da Rocinha, ela foi atendida e liberada em seguida.

Escolas funcionam normalmente

Foto: Patrícia Kappen Foto: Patrícia Kappen

Agentes de cinco delegacias participam da operação (Foto: Patrícia Kappen)

A Secretaria municipal de Educação informou que as seis escolas localizadas na Rocinha funcionaram normalmente nesta quinta.

Em função da operação, no entanto, os alunos só foram autorizados a sair das unidades acompanhados pelos pais ou responsáveis. No total, as escolas atendem a 2.915 alunos.

A Secretaria estadual de Educação também afirmou que o CIEP Ayrton Senna da Silva funcionou sem problemas. De acordo com a secretaria, 2.300 alunos estudam na unidade, distribuídos em três turnos.

 As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ficaram paralisadas desde o início da operação na comunidade.

Já a Secretaria municipal de Saúde informou que as unidades de saúde da Rocinha funcionaram sem qualquer alteração, apesar dos confrontos na comunidade.

G1

Compartilhe