Mais de 500 pessoas estão desabrigadas no município de Medeiros Neto (a 893 km de Salvador), no extremo sul da Bahia, devido aos estragos causados pela forte chuva dos últimos cinco dias. Ao todo, 240 milímetros de chuva caíram nos dias na cidade, informou a Defesa Civil.

A maioria das famílias está alojada em casas de parentes e em prédios da prefeitura local. Elas recebem doações da comunidade e da prefeitura, que já decretou estado de emergência por 30 dias.

O local mais atingido pelas águas foi a parte baixa da cidade, onde os comerciantes perderam utensílios, móveis, eletroeletrônicos e mercadorias. Ao menos oito casas desabaram, mas não houve feridos, segundo as autoridades locais.

Três estradas de acesso a distritos do município estão bloqueadas por conta da queda de barrancos. A prefeitura local ainda não tem dimensão do prejuízo causado.

Os rios Itanhem e Agua Fria, que cortam a cidade, transbordaram, mas não se sabe ao certo em quantos metros o nível das águas subiu. No centro da cidade, as águas atingiram cerca de um metro nas casas e comercio. Quem resistiu em ficar em suas casas precisou ser resgatado de barco.

“Muitas das pessoas que estão em prédios públicos querem voltar para suas casas, mas não há condições no momento porque há varias áreas de risco e previsão de chuvas”, informou o chefe da Defesa Civil local, Orlando Souza Oliveira, também secretário de Infra-estrutura do município.

Ao menos três povoados de Medeiros Neto (Itupeva, Uburativa e Vila Mudum) estão isolados por causa dos barrancos que caíram nas estradas. A previsão do tempo para a região é de mais chuva, conforme o Instituto Clima Tempo.

A Tarde

Compartilhe