Por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o juiz federal Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, foi mantido à frente da Operação Satiagraha, que investiga o banqueiro Daniel Dantas e o grupo Opportunity. Todos os atos do magistrado no caso foram revalidados.

Em dezembro, o ministro do STJ Arnaldo Esteves Lima havia suspendido integralmente a Satiagraha a pedido de Dantas, que questionava a imparcialidade do juiz para conduzir a investigação. A defesa acusou De Sanctis de se comportar no processo como um “quase inimigo” do banqueiro.

Deflagrada em julho de 2008, a Satiagraha apura crimes financeiros atribuídos a Dantas e ao grupo Opportunity. A operação já rendeu ao banqueiro uma condenação em primeira instância, por tentativa de suborno de um policial para que a Satiagraha fosse arquivada, e outro processo em que foi acusado por supostos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outros delitos.

Em setembro, a juíza federal Sílvia Rocha defendeu no tribunal o seu direito de comandar a Satiagraha no lugar de De Sanctis. Disse que o caso guarda conexão com outro processo sob responsabilidade dela

Zero Hora

Compartilhe