Um novo terremoto de magnitude de 6,3 graus atingiu a costa do Chile nesta sexta-feira (5), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O tremor ocorreu na costa da região de Bio-Bio, às 6h19 locais (mesmo horário de Brasília). Não há relatos sobre danos e vítimas.

Este o segundo terremoto mais forte desde o grande tremor de 8, 8 graus de magnitude que atingiu o Chile, na madrugada do último sábado (27) e causou a morte de pelo menos 802 pessoas em várias regiões do país.

O país decretou três dias de luto nacional a partir deste domingo pelas vítimas do terremoto, ao mesmo tempo que prosseguem as operações de resgate e ajuda. Nesta sexta-feira, o Chile recebe o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que no sábado visitará a região do desastre.

Segundo a presidente chilena Michele Bachelet, a reconstrução do país vai levar pelo menos três anos, o que significa quase todo o mandato do presidente eleito Sebastián Piñera, que assume o poder no dia 11 de março. Além disso, afirmou que, apesar do Chile dispor de recursos para um certo número de ações, o país terá que recorrer a créditos do Banco Mundial e de outras instituições.

A cidade de Concepción ainda está sob o toque de recolher em consequência dos saques e vandalismo após terremoto e o tsunami. As ruas estão ocupadas por 14 mil soldados do Exército.

Correio da Bahia

Compartilhe