RIO – A produção industrial iniciou o ano com sinais positivos e registrou alta de 16% em janeiro de 2010 ante janeiro de 2009, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, é o melhor resultado para o mês de janeiro desde 1995, quando o avanço foi de 16,9%, segundo salientou o economista da coordenação de indústria do instituto, André Macedo. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de 14,1% a 18,6%, com mediana de 16,30%.

 Na comparação com dezembro de 2009, a produção da indústria aumentou 1,1%. Neste confronto, as estimativas variavam de uma alta de 0,2% a 1,8%, com mediana de 1,1%. O crescimento de janeiro nesta base de comparação veio após dois meses de queda que representaram um período de acomodação do setor. No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro deste ano, a produção ainda apresenta resultado negativo de 5%.

 O índice de média móvel trimestral da produção industrial, considerado o principal indicador de tendência, ficou estável (0,0%) no trimestre encerrado em janeiro deste ano ante o trimestre terminado em dezembro do ano passado. O resultado mostra uma desaceleração em relação ao resultado trimestral do índice de média móvel apurado em dezembro de 2009, de 0,6%.

 Bens de capital têm queda

 A produção de bens de capital, que sinaliza o desempenho dos investimentos, registrou queda de 0,1% em janeiro de 2010 ante dezembro de 2009. O resultado interrompe uma trajetória de nove resultados positivos consecutivos para essa categoria, em base mensal. Na comparação com janeiro do ano passado, a produção de bens de capital aumentou 12,8%.

 Já as demais categorias de uso pesquisadas pelo IBGE registraram resultados positivos ante mês anterior e ante igual período do ano anterior: bens intermediários, com altas de 2,0% e 20,2%, respectivamente; bens de consumo duráveis (8,6% e 36,4%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,4% e 5,8%).

 Dados de dezembro são revisados

 O IBGE divulgou também uma pequena revisão no resultado da produção industrial de dezembro de 2009 ante novembro de 2009, que passou de uma retração de 0,3% apresentados anteriormente para -0,2%. Houve também uma pequena revisão no resultado de dezembro de 2009 ante dezembro de 2008, de 18,9% para 19,0%.

 Macedo explica que as alterações de dezembro “não são relevantes” e, no caso da série com ajuste sazonal, deve-se à entrada de novas informações de janeiro na série e, no que diz respeito ao resultado anual, reflete algumas retificações de dados de empresas informantes.

 Reuters

Compartilhe