RIO e BRASÍLIA – Com a promessa de ser um espécie de “Google nacional”, segundo o presidente Lula, o novo Portal Brasil estreou nesta quarta-feira ainda com alguns problemas de navegação. Os links demoram para abrir, e por vezes a lentidão faz com que a conexão com o site seja perdida. Segundo a assessoria da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o problema ocorre devido ao grande volume de conteúdo que está sendo inserido. A Secom esclareceu ainda que a situação deverá se normalizar nos próximos dias, já que a capacidade de acesso do novo portal foi quintuplicada, passando de 1.000 para 5.000 acessos simultâneos por segundo.

O objetivo do portal é reunir serviços e informações sobre ações e programas federais que antes estavam dispersas por diversos sites. Informações sobre como tirar a carteira de identidade, calendários de campanhas de vacinação e orientações sobre aposentadoria são exemplos dos conteúdos disponíveis.

Durante a cerimônia de lançamento em Brasília, Lula afirmou que com o portal “não haverá mais segredo, tudo será publicado para todos os brasileiros”. O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, destacou que o site traz facilidades ao agregar serviços e informações que antes estavam espalhados pelas páginas dos ministérios na internet.

 O portal vem dar transparência, facilitar o acesso a serviços oferecidos e ampliar o conhecimento sobre o país – ressaltou o ministro.

O site não inclui, porém, informações sobre a prestação de contas do governo. De acordo com a Secom, informações do Portal da Transparência – que divulga dados sobre a aplicação de recursos públicos em programas do governo -, por exemplo, ainda deverão ser incluídas nesta primeira fase de reformulação.

Inicialmente, o portal apresenta 12 áreas de conteúdos temáticos: Cidadania, Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Brasil, Cultura, Economia, Esporte, Geografia, História, Meio Ambiente e Turismo. Os conteúdos oferecidos são segmentados para trabalhadores, estudantes, empreendedores e imprensa, e há previsão de que sejam estendidos à idosos, crianças, servidores públicos e mulheres.

Haverá também uma área específica para o público do exterior como estudantes, investidores e turistas em inglês e espanhol.

O portal tem recursos para permitir o acesso por deficientes visuais e auditivos. É possível, por exemplo, ampliar o tamanho das fontes ou trabalhar com contrastes na tela.

O Globo

Compartilhe