Último Segundo

  O grupo de pessoas que poderá tomar gratuitamente a vacina contra a gripe A, conhecida como suína, foi ampliado. Técnicos das secretarias de estado de saúde do País já receberam informação de que a parcela entre 30 e 39 anos também deve receber as doses preventivas do vírus H1N1.

O Ministério da Saúde não confirmou oficialmente a informação, mas o iG apurou que a nova medida deve ser anunciada em coletiva nesta quinta-feira às 10h. Em janeiro, quando o plano nacional de vacinação contra a gripe foi lançado pelo governo federal, esta faixa-etária não estava contemplada.

 As regras iniciais determinavam que a vacinação seria feita em etapas. Primeiro os profissionais de saúde e população indígena seriam imunizados.

Na segunda fase, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, além de portadores de doenças crônicas – diabéticos, imunodeprimidos (portadores do vírus HIV, por exemplo), cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas. Na terceira, adultos saudáveis entre 20 e 29 anos.

Incluir o grupo de 30 a 39 anos foi uma reivindicação de infectologistas e autoridades de saúde de vários países. O secretário de saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, por exemplo, pessoalmente pediu ao ministro José Gomes Temporão que estendesse a vacinação para esta faixa etária. O motivo é que esta parcela foi uma das que mais apareceu entre os mais de 20 mil brasileiros infectados.

Temporão e a equipe de vigilância epidemiológica do Ministério deixaram o pedido em análise. A decisão de ampliar o benefício da vacinação gratuita já foi comunicada a alguns representantes do Sul, Sudeste e Nordeste do País. No total, o governo federal comprou de 83 milhões de doses para fazer a cobertura nacional contra a gripe suína.

Vacina em março

A previsão dos especialistas é que uma nova onda de contágio do vírus H1N1 chegue ao Brasil entre maio e junho. A vacinação gratuita começa no dia 8 de março e se estende até 7 de maio, para contemplar todos os grupos escolhidos como alvo. Ainda não está definido em quais épocas as pessoas entre 30 e 39 anos serão vacinadas.

Compartilhe