Agência Estado

O número de casos de dengue notificados no Distrito Federal, neste ano, já é 335,8% superior ao registrado no mesmo período de 2009. As informações constam do balanço atualizado hoje pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Os números mostram que, desde janeiro deste ano, já foram registrados 1.425 casos suspeitos de dengue, com 390 infecções confirmadas. No mesmo período do ano passado, foram notificados 327 casos suspeitos e confirmados, 69. Este ano, o DF tem ainda dois casos suspeitos de morte por dengue, que ainda necessitam de confirmação laboratorial.

Diante do novo balanço, que mostra maior incidência da doença na região norte do DF, a Secretaria de Saúde está preocupada e anunciou diversas ações para evitar a propagação da doença em todo o DF. Desde ontem, agentes da Vigilância Ambiental estão visitando residências e orientando moradores quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, tais como tampar caixas d’água, limpar calhas, não deixar água acumulada em garrafas, pneus, vasos de plantas e outros recipientes, e evitar lixo amontoado.

“Pesquisas mostram que 90% dos focos de dengue estão nas residências, por isso, precisamos que toda a população coopere com nossos técnicos a eliminar o mosquito da dengue”, disse o secretário de Saúde do DF, Joaquim Barros, segundo nota divulgada pela secretaria.

Diversos órgãos do governo do DF vão trabalhar na limpeza e recolhimento do lixo e entulho em dias e horários pré-agendados. Além disso, a secretaria de Saúde do DF está fazendo uma parceria com as Forças Armadas e, na próxima semana, homens do Exército receberão treinamento para atual junto com os técnicos vigilância. Além disso, será veiculada no rádio e na televisão uma campanha publicitária informando sobre a prevenção da doença.

Compartilhe