Terra

O Botafogo irá decidir a final da Taça Guanabara com o Vasco. Nesta quarta-feira, o time alvinegro venceu, de virada, o adversário por 2 a 1, com gols de Marcelo Cordeiro e Caio. Vinícius Pacheco fez para o Flamengo.

Foi a vingança do Botafogo sobre o Flamengo que nos últimos três anos perdeu três decisões no Estadual para o rival. E desta vez contra um badalado Flamengo, que vem de um título brasileiro e reforçado com os atacantes Adriano e Vágner Love.

Além do gostinho especial de eliminar o Flamengo, o Botafogo encerrou uma série invicta de 13 jogos do Flamengo que vinha desde outubro de 2008.

Agora o Botafogo tem a chance de se vingar da humilhante goleada por 6 a 0 sofrida para o Vasco, na terceira rodada da Taça Guanabara. Derrota esta que fez o clube mudar o comanda e entrar em rota de colisão com a torcida.

Mas no jogo desta quarta-feira, quem saiu na frente foi o Flamengo, com Vinícius Pacheco aproveitando contra-ataque puxado por Adriano. Aos 24min, o camisa 10 carregou o ataque do Flamengo e tocou para Vagner Love fazer o pivô – ainda que sem querer – , para que Vinícius Pacheco chutasse forte e abrisse o placar.

A reação do Botafogo não demorou muito. Aos 33min, a bola sobrou para o atacante Herrera na área que, de virada, bateu para Bruno fazer a defesa parcial. O problema é que no rebote estava Marcelo Cordeiro. De primeira o lateral esquerdo mandou para o fundo de gol.

Na etapa final, o gol da classificação só foi sair quando o jogo se encaminhava para o fim. E dos pés de um jogador que mostrou ser predestinado. Aos 37min, Caio aproveitou que Herrera escorou para dentro da área e desviou levemente de Bruno.

O mesmo Caio salvou Joel Santana de estrear com um empate com o América-RJ, dois jogos depois da goleada sofrida para o Vasco que motivou a saída de Estevam Soares. E desta vez o atacante estava mais uma vez na área para sacramentar a virada e dar mais uma alegria ao treinador.

Árbitro confuso e Loco “Maradona”

Além dos gols, o primeiro tempo teve ainda dois lances que chamaram a a atenção de quem foi ao Maracanã. Aos 39min, o árbitro Luis Antonio Silva dos Santos marcou falta de Fahel e deu o segundo amarelo para o volante. Na reclamação, os botafoguenses pressionaram o árbitro alegando que quem havia feito a falta fora o zagueiro Fábio Ferreira. Depois de consultar seu assistente, o árbitro voltou atrás da marcação e amarelou o zagueiro, apesar de a falta ter sido realmente cometida por Fahel. Na volta do intervalo, o volante acabou sendo substituído pelo técnico Joel Santana.

O outro lance curioso foi protagonizado por Loco Abreu. No melhor estilo Maradona, o atacante subiu com a mão esticada e acabou fazendo gol. Mas desta vez, o árbitro não se enganou, mostrou o amarelo para o atacante uruguaio e anulou o gol.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 1 x 2 Botafogo

Gols
Flamengo: Vinícius Pacheco, aos 24min do primeiro tempo
Botafogo: Marcelo Cordeiro, aos 33min do primeiro tempo e Caio, aos 37min do segundo tempo

Esquema Tático do Flamengo
4-4-2
Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró (Bruno Mezenga), Willians, Kléberson e Vinícius Pacheco (Petkovic); Vágner Love e Adriano. Técnico: Andrade

Esquema Tático do Botafogo
4-4-2
Jéfferson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel (Wellington); Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio (Caio Canedo) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Cartões Amarelos
Flamengo: Toró, Álvaro
Botafogo: Fahel, Fábio Ferreira, ‘Loco’ Abreu, Alessandro

Árbitro
Luis Antônio Silva dos Santos

Local
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Compartilhe