Francisco De Laurentiis, iG São Paulo

O futebol brasileiro revela uma impressionante quantidade de novos jogadores todos os anos. Garotos vindos da várzea ou das escolinhas de futebol se destacam pelos campeonatos do país e enchem de desejo os clubes de futebol mundo afora, ávidos pela mais nova “peça” de talento brasileiro. Nesta lista, estão 10 candidatos a revelação do Campeonato Brasileiro de 2010.

André (Santos) – atacante
Jogando no mesmo time de Paulo Henrique Ganso, Robinho e Neymar, poucos reparam no atacante André. Enquanto isso, ele vai marcando seus gols: foram 19 em 27 partidas até 5 de maio. Tem boas chances de ser o artilheiro e a revelação do torneio.


Caio (Botafogo)  – atacante

Aos 19 anos, tem fama de ser o “talismã” do Botafogo. Sempre que entra faz gols decisivos. O treinador Joel Santana tem muito carinho por ele e costuma colocá-lo para jogar sempre no segundo tempo. Caso se destaque, Caio deve disputar a vaga de titular com Herrera e Abreu.


Eliandro (Cruzeiro) – atacante
Revelado na base do Cruzeiro, apareceu no finalzinho do Brasileiro 2009, entrando em alguns jogos para substituir os contundidos Kleber e Wellington Paulista. Foi bem e agrados o treinador Adílson Batista, que deve usá-lo bastante em 2010.


Gabriel Silva (Palmeiras) – lateral-esquerdo
Jogou muita bola na boa campanha do Palmeiras na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com a crise na lateral esquerda palmeirense, deve ganhar uma vaga ao longo da competição e pode ir longe. É veloz e habilidoso. Mas também é muito magro e não aguenta bem os 90 minutos.


Mazola (Guarani) – atacante

Surgiu com muitas expectativas positivas na base do São Paulo, mas ainda não emplacou. Foi emprestado ao Guarani para a disputa do Campeonato Brasileiro. Deve ganhar uma vaga de titular no ataque campineiro e espera corresponder com gols.


Neto (Atlético-PR) – goleiro

O Atlético-PR teve problemas no gol durante muito tempo. Entrava goleiro, saía goleiro, e ninguém se firmava. Neto entrou em dois jogos no final do Brasileiro 2009 e ganhou a vaga. Conta com a confiança do treinador Leandro Niehues e deve fechar o gol em 2010.


Neuton (Grêmio) – zagueiro/lateral-direito

Zagueiro revelado na base do Grêmio, entrou numa “roubada” ao ser escalado na final do Campeonato Gaúcho contra o Inter, em pleno Beira-Rio. Jogou demais e vai se firmando na lateral-direita gremista. Pode ser um dos destaques defensivos do torneio.
Philippe Coutinho (Vasco) – meia-atacante
Negociado com a Inter de Milão desde antes de virar profissional, Philippe Coutinho é um jogador precoce. Com apenas 17 anos, dribla os marcadores com facilidade e joga tanto no meio quanto no ataque. Sua maior dificuldade, porém, é colocar a bola para dentro das redes.


Walter (Internacional) – atacante
Revelado na base do time gaúcho, Walter é considerado um jogador de muito futuro. Faz gols e distribui passes com qualidade na frente. Seu problema é o comportamento. Não gosta de ficar no banco e chegou até a ficar desaparecido por alguns dias em março.


Wellington Silva (Fluminense) – meia-atacante

Também foi negociado antes de virar profissional, com o Arsenal, da Inglaterra. Meia-atacante de muita técnica e habilidade, pode ajudar Conca e Fred no ataque do Fluminense. Seu corpo franzino, no entanto, não é páreo para as trombadas dos zagueiros.

Compartilhe