O documentário “Do Caos à Esperança” gravado no bairro Mario Quintana em Porto Alegre – RS, é o primeiro de muitos, afirma diretor Eliseu de Lima

Foto de Wal Cordeiro (1)

Para muitos, Mario Quintana é conhecido como “o poeta das coisas simples”, no entanto, para Dona Anita, Bianca, Seu Joanim, Byl e outras 60 mil pessoas, é o lugar onde eles moram.

Ao ouvir falar sobre esse lugar, o mobilizador de juventude, escritor e mestrando em comunicação, Eliseu de Lima, instigou um grupo de jovens voluntários de diferentes cidades do Brasil para passar uma semana nesta comunidade, Mario Quintana em Porto Alegre – RS. Para Eliseu, o projeto foi alimentado pelo desejo de conhecer mais sobre as pessoas que vivem as notícias que apenas escutamos, saber como elas lidam com os desafios, para onde esperam que as suas vidas caminhem e dar voz para que eles mesmos pudessem compartilhar suas histórias, lutas e esperanças. Embora a cobertura da mídia se concentre nos problemas das pessoas, muitas vezes se esquecem de escutá-las.

O resultado foi incrível!!!

Os jovens se encontram em Porto Alegre numa segunda-feira (11/7). Na sexta-feira seguinte (15/7) – quinto e último dia de caminhadas, encontros, bate-papos na comunidade, gravações e montagem – moradores do Mário Quintana se reuniram e juntos assistir, em um telão, o emocionante documentário com as histórias que eles mesmos contaram sobre si e sobre o lugar onde moram: Do Caos à Esperança!

O documentário tem 16 minutos de histórias, depoimentos, emoção, risos, poesias do poeta Mario Quintana e citações bíblicas.

Filmado e apresentando na segunda semana de julho de 2022, no Bairro Mario Quintana, o documentário é resultado de uma das ações da MOBI Brasil (www.mobi.org.br), movimento de jovens da Convenção das Igrejas Batistas Independentes – CIBI.

Foto de Wal Cordeiro

Para Eliseu, diretor do documentário, além de assumir importância antropológica e relevância em dimensão social e cultural, pela exposição e representação de realidades distintas e pela reflexão sobre a construção de identidades sobre lugares e seus moradores, “Do Caos à Esperança” reforça a ideia de que fé e cinema é uma mistura que dá certo. Este é apenas o primeiro de muitos, afirma diretor Eliseu de Lima, que também é pastor com foco em cultura, arte e juventude.

Sexta-feira (5/7) no canal do YouTube da mobi pra todo mundo assistir: MobiBrasilcibi

Link: https://www.youtube.com/watch?v=z-F2WFRj3Rc.

Compartilhe