Segundo observadores, a presença cristã nativa na Arábia Saudita está aumentando

  • Tipo de Perseguição: Antagonismo étnico, opressão islâmica, paranoia ditatorial
  • Capital: Riad
  • Região: Península Arábica
  • Líder: Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud
  • Governo: Monarquia absolutista
  • Religião: Islamismo, cristianismo, judaísmo, hinduísmo, budismo e siquismo
  • Idioma: Árabe
  • Pontuação: 79

POPULAÇÃO: 34,1 MILHÕES
POPULAÇÃO CRISTÃ: 1,4 MILHÃO

Com uma classificação de 79 pontos, a Arábia Saudita ficou na posição 13 da Lista Mundial da Perseguição 2020. O aumento de dois pontos comparado ao ano anterior é explicado pela maior pontuação para pressão já que mais informações foram recebidas de dentro do país. A pontuação para violência permanece a mesma do ano passado e é relativamente baixa. A pontuação média para pressão permanece no nível extremo na Arábia Saudita, um dos poucos países do mundo onde a construção de igrejas é proibida.

A maioria dos cristãos na Arábia Saudita são expatriados ou migrantes que vivem e trabalham temporariamente no país. Boa parte dos cristãos expatriados vem de países de baixa e média renda, como Índia, Filipinas e países da África, mas também há alguns do Ocidente. Além de serem explorados e mal pagos, os trabalhadores migrantes asiáticos e africanos são regularmente expostos a abusos verbais e físicos por causa da etnia e baixo status, mas a fé cristã também está incluída nisso.

Os cristãos expatriados são severamente restritos para compartilhar a fé com os muçulmanos e se reunirem para o culto, o que implica o risco de detenção e deportação. Os poucos cristãos sauditas ex-muçulmanos enfrentam ainda mais pressão. No entanto, o pequeno número de cristãos sauditas tem aumentado e eles também estão se tornando mais ousados, compartilhando a fé cristã com outros pela internet e canais de televisão cristãos por satélite. Essa partilha pública muitas vezes leva a graves repercussões da família ou autoridades.

“Se eu acreditar que Jesus é Deus, eles vão me matar.” 

JAMILA, CRISTÃ PERSEGUIDA NA ARÁBIA SAUDITA

Diversos cristãos sauditas relataram terem sido abusados fisicamente por causa da fé, principalmente pela família. Houve ainda relatos de vários cristãos sauditas e estrangeiros sendo presos.

Segundo observadores, a presença cristã nativa na Arábia Saudita está aumentando. Como resultado, é provável que os cristãos sauditas experimentem mais perseguições no futuro.

Em apenas poucas décadas, a Arábia Saudita tornou-se um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. O reino saudita depende muito da indústria do petróleo e está tentando diversificar sua economia e criar mais empregos para os sauditas, conforme estabelecido em seu ambicioso plano de desenvolvimento socioeconômico “Visão Saudita 2030”.

O documento de estratégia também sublinha claramente a orgulhosa identidade islâmica do país saudita e seu papel principal no mundo muçulmano. A Arábia Saudita, no momento, passa por mudanças sociais consideráveis. A internet desempenha um papel importante nesse desenvolvimento, o que abre maiores oportunidades para o ministério cristão on-line. Por outro lado, o número de cristãos que entram no país pode cair ao longo do tempo, como resultado da “saudização” da força de trabalho.

O governo anunciou que quer que o país siga uma “forma moderada de islamismo” e até recebeu e visitou um líder cristão estrangeiro. Também teve início a permissão para cinemas, shows ao ar livre e até mesmo motoristas mulheres no estrito Reino Islâmico. Também houve encontros com representantes do Vaticano e das igrejas copta e anglicana, que são passos revolucionários para a realeza saudita e indicadores de uma grande abertura para o envolvimento direto inter-religioso. Porém, essas conversas não levaram a nenhuma melhora concreta no tratamento de expatriados e imigrantes cristãos no país, e não há indícios de qualquer melhoria na liberdade religiosa dos cristãos sauditas.

Motivos de oração:

  • O assédio e o estupro a imigrantes cristãs continuam um grande problema no país. Ore para que essa situação seja completamente alterada e que as mulheres que enfrentaram isso sejam restauradas de seus traumas.
  • Muitos convertidos estão sob forte pressão de suas famílias. Peça que o Senhor os fortaleça e lhes dê sabedoria para compartilhar o evangelho.
  • Há relatos de cristãos sauditas e estrangeiros sendo presos. Apresente-os ao Senhor e peça que eles sejam visitados pelo Espírito Santo enquanto forem mantidos ali.

Fonte: Portas Abertas

Compartilhe