A TARDE

Governo da Bahia tem planos para incentivar o aumento na produção da comoditie no Estado.

Quinto maior produtor de café do Brasil, a Bahia prepara-se para ser a maior distribuidora do produto torrado para a região Nordeste do País. A perspectiva otimista é do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e se sustenta na recente inauguração, em Salvador, de uma unidade do Grupo Sara Lee – reconhecida como uma das maiores torrefadoras de café do mundo – e na possibilidade de inauguração de uma segunda unidade na região de Vitória da Conquista.

Produção – “A agroindustrialização é uma realidade que vem despontando na Bahia”, anima-se o secretário. Segundo ele, durante a conversa para a implantação da unidade de Conquista, representantes da Sara Lee já solicitaram o aumento da produção de café no Estado. Com produção anual de cerca de dois milhões (a safra estimada para 2011 é de 2,25 milhões) de sacas de café, a Bahia se posiciona entre os cinco maiores produtores do Brasil.

De acordo com levantamento elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra cafeeira na Bahia em 2011 é superior em 8% à obtida na safra 2010. Os dados confirmam a tendência de crescimento apresentada na primeira previsão divulgada no mês de janeiro.

Compartilhe