Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília

Após mudanças na equipe ministerial na semana passada, a presidente Dilma Rousseff começou esta segunda-feira (13) com uma reunião com as novas ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O objetivo é traçar os rumos da articulação política do governo e dividir tarefas.

Também participa do encontro o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que se tornou uma espécie de porta-voz do governo durante a crise que culminoucom a saída de Antonio Palocci da chefia da Casa Civil na terça-feira da semana passada.

O futuro ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, que trocou de cargo com Ideli Salvatti na última sexta (10), também se reuniu com Dilma e Ideli para atualizar a nova ministra do andamento das ações do ministério.

Com a troca de ministros nos cargos mais importantes do Palácio do Planalto, a expectativa é de uma reordenação das funções da Casa Civil e da Secretaria de Relações Institucionais.

Quando ocupava a chefia da Casa Civil, Palocci acumulava a função de gestão de projetos do governo com a de articulação política, papel que seria de Luiz Sérgio. Uma das metas de Dilma com a substituição dos ministros das duas pastas é garantir a cada uma o exercício da função que tradicionalmente cabe ao seu ministério.

Gleisi terá um papel primordialmente de administração e acompanhamento das ações do governo. Ela vai gerir e cobrar, por exemplo, o cumprimento de metas da segunda etapa Programa de Aceleração do Crescimento, do programa “Brasil sem Miséria, carro-chefe do atual governo, e do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

Já Ideli, deverá se encarregar das negociações com o Congresso Nacional para a aprovação de projetos de interesse do governo. Uma das primeiras funções da nova ministra será coordenar as articulações pela votação no Senado do projeto que altera o Código Florestal.

O governo tenta mudar três pontos do projeto aprovado na Câmara: anistia a pequenos produtores que tenham desmatado áreas de reserva legal, permissão para que estados e municípios definam regras para plantio em áreas de preservação permanente (APPs) e autorização ampla para a consolidação de produções nestas áreas.

A posse de Ideli Salvatti na Secretaria de Relações Institucionais está marcada para as 15h desta segunda. Na mesma cerimônia, Luiz Sérgio assumirá o Ministério da Pesca e Aquicultura.

 

Compartilhe