Curitiba sempre foi considerada referência em soluções urbanas ambientalmente corretas. Uma acordo operacional que acaba de ser celebrado entre uma construtora curitibana, uma empresa multinacional e o arquiteto Fruto Vivas, considerado um dos mais importantes do mundo, promete intensificar ainda mais essa imagem.

A aproximação de Vivas com a Sustentábil – construtora paranaense especializada em construções sustentáveis – se deu por meio da Árvores para Viver – Brasil, uma organização de atuação global criada pelo filho do arquiteto, Armando Benner Vivas, e que tem como representante no Paraná o empresário Márcio Evandro Tavares Barbosa. “Quando nos conhecemos, a identificação foi imediata, foi afinidade total”, afirmou, em Curitiba, Armando Benner Vivas. Cleuton Carrijo e Carlos Alberto da Costa, diretores da Sustentábil, consideram a parceria das mais significativas. “Vamos ampliar as possibilidades de poder oferecer ao mercado tecnologias inteligentes em termos de eficiência energética, arrojadas, e, ao mesmo tempo, simples; que permitam as pessoas viverem e trabalharem mais felizes em harmonia com a natureza”, disse Cleuton.

A partir da parceria firmada entre as empresas e o arquiteto, será instalada na cidade uma fábrica ecológica: a Sistemas Construtivos Carbono Neutro Sustentábil Ltda., para produzir no Brasil edificações sustentáveis através de um inovador sistema construtivo com base nos ‘marcos portantes’, desenvolvido pelo arquiteto e com mínimo impacto ambiental – com pouco contato com o solo, por exemplo, impedindo a impermeabilização causada por amplas áreas concretadas, que dificulta a drenagem e sobrecarrega vias públicas e córregos, danosa ao meio ambiente. “Não se toca o solo. O solo é sagrado”, diz o arquiteto Fruto Vivas.

De acordo com o presidente da Árvores Para Viver, Armando Benner Vivas, esta estratégia de joint-venture permitirá oferecer à sociedade soluções construtivas que favoreçam a reconciliação do ser humano com o mundo: “Reconciliação com o Criador, com a sociedade, consigo mesmo e com a natureza”, disse o empresário, que também é fundador da ONG Nations to Nations, uma organização que promove ações sociais de resgate da cidadania em todo o planeta.

“Acreditamos que a construção civil pode ser esse instrumento de resgate e de integração. É possível morar bem, com qualidade de vida, conforto e segurança, sem desrespeitar a natureza, nossa primeira mãe”, disse Cleuton Carrijo, ao oficializar o acordo operacional com a Árvores Para Viver. Já Fruto Vivas garante que é possível, através da bioarquitetura, recuperar o que foi degradado em anos de ocupação desmedida do solo.

Fruto Vivas e Armando Benner Vivas devem voltar ao Brasil no mês que vem para dar andamento à parceria e dedicar-se ao projeto do Parlamento Indígena das Américas, com o qual acaba de presentear Brasília, pelas mãos do seu grande amigo Oscar Niemayer. Armando, inclusive, planeja mudar-se definitivamente para o país, e pode escolher Curitiba como residência, atuando como interface junto as empresas que queiram projetos assinados pelo arquiteto verde. Arquiteto Fruto Vivas e empresário Cleuton Carrijo.

 Fonte: AW Comunicação – (41) 3082-8882

Compartilhe